Você já se perguntou como saber se tem direito ao BPC? Afinal, o Benefício de Prestação Continuada, conhecido como BPC, é um benefício assistencial pago pelo Governo Federal.
Assim, pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de subsistência nem condições de prover o próprio sustento ou tê-lo provido por sua família, podem receber o benefício.
Neste texto, vamos falar mais sobre os critérios e requisitos necessários para determinar se você tem direito ao BPC. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!
Requisitos básicos para ter direito ao BPC
Apesar de ainda gerar dúvidas, na verdade, os requisitos para recebimento do Benefício de Prestação Continuada são bastante simples. Entre eles, os principais são:
- Nacionalidade e idade mínima: É necessário ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou estrangeiro residente no Brasil. Além disso, é imprescindível atingir a idade mínima de 65 anos para idosos;
- Pessoas com deficiência: Apresentar laudo médico que comprove a condição de PCD.
Situação de vulnerabilidade social
Além dos requisitos básicos para ter direito ao BPC, é importante entender o conceito de vulnerabilidade social, ou seja, para ter direito ao BPC, é fundamental comprovar que você não possui meios de subsistência nem condições de prover seu próprio sustento ou tê-lo provido por sua família.
Dessa forma, a renda familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente, que em 2023 está em R$ 1.320,00.
Avaliação da renda familiar per capita
Outro requisitos para ter direito ao BPC é a chamada avaliação da renda familiar per capita. Essa etapa é realizada pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social, e considera todos os rendimentos e benefícios recebidos pelas pessoas que moram na mesma casa.
Ademais, é importante ressaltar que o benefício não pode ser acumulado com outros benefícios previdenciários, assistenciais, trabalhistas ou de transferência de renda.
Inscrição no Cadastro Único para ter direito ao BPC
Por fim, é necessário estar devidamente inscrito no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal.
Afinal, o CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo para identificar famílias de baixa renda e possibilitar o acesso a diversos programas sociais, incluindo o BPC.
Então, se você necessita do BPC, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município para fazer a inscrição, ou um ponto de atendimento do CadÚnico, caso ainda não esteja cadastrado.
Como fazer a solicitação do BPC?
Depois de cumprir com todos os requisitos para recebimento do benefício, é hora de fazer a sua solicitação. Dessa forma, para solicitar o BPC, é preciso comparecer a uma agência do INSS, agendando previamente o atendimento.
Além disso, leve todos os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar, laudos médicos (no caso de deficiência) e outros documentos solicitados.
Afinal, a falta de documentos ou informações incompletas pode dificultar a análise do pedido.
Análise do pedido e recursos
Após a análise do pedido pelo INSS, você será informado sobre a aprovação ou não do benefício.
Assim, em caso de indeferimento, é possível recorrer da decisão, apresentando recursos e documentos adicionais que comprovem a sua situação de vulnerabilidade social.
Reúna os documentos e agende um atendimento no INSS para solicitar seu BPC!
Veja também: BOLSA FAMÍLIA: beneficiários vão receber a visita do CRAS em suas residências para investigação