Pouco é dito sobre o assunto, mas uma parcela dos brasileiros têm, em menor ou maior grau, intolerância à lactose. Ela consiste na deficiência na produção da enzima lactase, que digere o leite e derivados no intestino delgado. Como é uma situação que pode causar muito desconforto, é importante saber cedo se você é intolerante à lactose para poder buscar a ajuda necessária. Saiba mais aqui no Brasil 123.
A suspeita, em adultos, normalmente começa pelo próprio indivíduo após observar alguns sinais depois de ingerir leite, queijos, iogurtes e bolos. Estão entre os sintomas mais comuns a diarreia, distensão abdominal, gases e cólicas, aliviadas logo que o paciente vai ao banheiro.
Confira como saber se você é intolerante à lactose
A recomendação principal quando começar a notar algo de diferente acontecendo com o seu corpo e que te traga incômodo no cotidiano é buscar um clínico geral ou um gastroenterologista se a principal queixa envolver o sistema digestório.
Com um profissional, você irá obter resultados mais concretos a partir de exames como teste respiratório, exame de fezes e/ou biópsia do intestino. Entretanto, para chegar ao ponto de compreender se você é ou não intolerante à lactose e buscar ajuda, você pode observar pequenas coisas no seu dia a dia e, enfim, tomar uma atitude.
Alterações gastrintestinais
Os sintomas mais comuns incluem inchaço abdominal (“barriga dura e cheia”), má digestão, diarreia e gases, que surgem pouco tempo após a ingestão de laticínios, como leite, iogurte ou manteiga, por exemplo.
Além disso, como os episódios são desencadeados por alimentos específicos e acabam causando uma desordem no processo digestivo, é comum ter alternância entre diarreia e prisão de ventre. Isso quando não evolui com náuseas ou vômitos já que negligenciar o tratamento pode piorar o quadro.
Alterações no humor e emocional
Quando se é intolerante à lactose, há a possibilidade do seu humor ser afetado e tornar-se irritado com mais facilitado, cansado e fadigado. Usualmente acompanham os episódios de diarreia e quando o indivíduo já sabe do seu diagnóstico, mas escolhe alimentar-se com derivados do leite mesmo assim, pode ser associado com ansiedade e nervosismo pré-sintomáticos.
Dores no corpo
Como a enzima que deveria realizar a degradação das moléculas do produto está deficiente, pode ocorrer uma diminuição na absorção de nutrientes e gorduras muito importantes para o corpo. Além disso, inicia também um quadro inflamatório caso o consumo seja contínuo e o tratamento ignorado.
Com isso, surgem dores de cabeça latejantes durante a refeição e dores musculares e articulares após a diarreia ou no estado crônico da inflamação. Em decorrência disso, o diagnóstico e manejo se tornam chave para uma melhora na qualidade de vida.
Teste de exclusão alimentar
Uma das formas mais práticas de descobrir se você é intolerante à lactose é restringindo sua alimentação e avaliando se os sintomas persistem. Assim, em ambas as situações é vital fazer exames guiados por um médico da área e adaptar seu estilo de vida para sua nova realidade.