Hoje nós vamos responder a seguinte pergunta: Como saber se posso receber Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa criado pelo Governo Federal destinado às famílias de baixa renda, que tem como objetivo ajudar a reduzir a pobreza e a desigualdade social no Brasil. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quem pode receber o benefício.
Pensando nisso, nós separamos algumas informações para te passar, e assim, esperamos que você possa esclarecer essa e outras dúvidas sobre o principal programa de transferência de renda do país. Por isso, não deixe de ler até o final, para saber se você também pode fazer parte da folha de pagamentos do Bolsa Família.
Quem pode receber o Bolsa Família?
O Bolsa Família é destinado às famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Para se enquadrar nessa categoria, a renda per capita mensal da família deve ser de até R$178,00 para famílias em situação de pobreza e de até R$89,00 para famílias em situação de extrema pobreza.
Além disso, é preciso que a família tenha em sua composição gestantes, crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos. As gestantes podem receber o benefício a partir do terceiro mês de gestação e até o 6º mês após o parto, desde que estejam com o pré-natal em dia. Já as crianças e adolescentes devem estar matriculados na escola e ter frequência de pelo menos 85% das aulas.
Como fazer para se cadastrar no Bolsa Família?
Para se cadastrar no Bolsa Família, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, do seu município. É importante levar documentos como RG, CPF, Certidão de Nascimento das crianças e adolescentes da família, além de comprovante de residência e comprovante de renda.
O cadastro passará por uma análise e a família receberá o cartão Bolsa Família, que poderá utilizá-lo para sacar o benefício em caixas eletrônicos ou casas lotéricas.
Como consultar se já estou cadastrado no Bolsa Família?
Caso você tenha dúvidas se já está cadastrado no Bolsa Família ou quer verificar o seu benefício, é possível fazer a consulta pela internet. Para isso, basta acessar o site oficial do Ministério da Cidadania e seguir o seguinte passo a passo:
- Clicar em “Consulta Pública”;
- Preencher os dados solicitados (como nome, data de nascimento e número do CPF);
- Colocar o código de verificação;
- E verificar as informações obtidas.
A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo “Bolsa Família”, disponível para download nas plataformas IOS e Android. O aplicativo permite que a família acompanhe, então, seus pagamentos, verifique o calendário de pagamento, acesse extratos e informações sobre o benefício.
Além disso, é importante ficar atento ao calendário de pagamento e aos prazos para atualização do cadastro para não perder o benefício.
Por fim, agora que você já sabe se pode receber o Bolsa Família, é só seguir as instruções para realizar a inscrição e fazer parte das milhares de famílias brasileiras beneficiadas pelo programa.
Saiba mais: GRANDE VITÓRIA para os brasileiros, Caixa Tem terá pagamento EXTRA em Abril