Os empregadores no Brasil são obrigados a abrir uma conta poupança em nome de seus funcionários na Caixa Econômica Federal, onde uma dedução automática de 8% de seus salários mensais brutos vai para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por isso que hoje, iremos indicar como saber se o empregador está depositando o FGTS.
Apesar de que o saque do FGTS só pode ocorrer em situações específicas, entre as principais, que o empregado pode optar em receber todos os anos é o saque aniversário e o saque extraordinário.
Além disso, muitos empregados preferem deixar o dinheiro guardado e juntar para investir na aquisição da casa própria, ou para utilizar em situações de extrema necessidade como é o caso do saque para tratamento de doenças terminais e em situações de desastres naturais.
Mas, como saber o empregado está depositando regularmente nas contas do FGTS?
Alguns funcionários relataram recentemente a invasão das suas contas do FGTS, e o saldo não condiz com o valor que deveria ter sido depositado. Em outras situações, os empregados denunciam que o empregador não está fazendo os devidos depósitos.
Felizmente, é possível rastrear se o empregador está fazendo ou não depósitos mensais no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), algo que muitos empregados desconhecem. Você pode fazer uma checagem na plataforma para saber quais valores estão em sua conta, quanto dinheiro está atualmente em sua conta corrente e outros detalhes sobre seu contrato de trabalho.
Se os depósitos acontecerem na conta por três anos consecutivos, haverá o encerramento dela e os fundos ficarão indisponíveis para saque pelo empregado afetado. Se você quer saber se o empregador está fazendo os depósitos corretamente, basta seguir os passos descritos abaixo.
- Primeiro, abra o aplicativo do FGTS em seu dispositivo móvel e faça o login com suas credenciais;
- Será necessário navegar até os ícones que se encontram em uma pasta intitulada “Meu FGTS”;
- Após isso, clique no contrato de trabalho desejado e depois em “Ver extrato”. Isso permitirá que você visualize todas as transações de depósito que aconteceram usando seu FGTS.
O que fazer se o empregador não estiver fazendo os devidos depósitos?
Se o funcionário faz a auditoria e descobre que a empresa não está fazendo os depósitos obrigatórios no FGTS do funcionário, este deve entrar em contato com a administração da empresa e solicitar os pagamentos.
Mas, se o depósito ainda não ocorreu, você precisará registrar uma reclamação com a empresa.
Vocês pode usar os seguintes canais para registrar uma reclamação:
- Reclamação Indenizatória na Justiça do Trabalho;
- Reclamação online no site do Ministério da Economia;
- Denúncia ao Ministério Público do Trabalho.
Faça valer os seus direitos. O depósito do FGTS é obrigatório pelo empregador, e deverá servir para que o colaborador possa usufruir em situações bem específicas. Então, acompanhe os depósitos pelo aplicativo, e se não ocorrerem, este artigo indica o que fazer para garantir o seu direito. Fique atento, este dinheiro é do trabalhador e precisa de garantia.