A inscrição no Cadastro Único do Governo Federal é um requisito que funciona como porta de entrada para o recebimento de diversos benefícios sociais.
Sendo assim, é importante saber como se inscrever e como saber se o seu registro está realizado devidamente.
Como noticiado pelo Brasil 123 recentemente, o cadastro garante, por exemplo, o acesso a programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica, que terá desconto automaticamente para os inscritos nessa base de dados.
Além disso, outro benefício que pode ser citado, é o Programa Bolsa Família (PBF).
Como saber se já está inscrito no Cadastro Único?
Vale explicar que existem três formas de validar essa informação. A primeira é por meio do aplicativo “Meu CadÚnico”, disponível para Android e iOS. Depois de baixar o app, basta informar os dados que são pedidos na plataforma, que são:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e município.
Além disso, será preciso clicar em “Não sou um robô” e em “Emitir Certidão”.
A segunda maneira é o mesmo processo explicado acima, mas agora através do site. Por fim, a terceira forma de realizar a consulta para saber se está registrado no CadÚnico, é por meio do telefone para aqueles que não possuem acesso à internet. Então, basta ligar gratuitamente para 0800 707 2003.
Como se inscrever
Em primeiro lugar, é preciso saber que você precisa se enquadrar nas normas exigidas. A saber, algumas das exigências do Cadastro Único são as seguintes:
- A renda mensal per capita (por pessoa) não pode ser superior a meio salário mínimo;
- O total acumulado pela família em termos de renda mensal não pode ultrapassar a casa dos R$ 3.300.
O responsável pela família deverá apresentar os seguintes documentos:
- CPF ou Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para responsável por família indígena;
- Para responsáveis por família quilombola ou indígena, é permitida a apresentação de documentos de identificação, como Certidão de Casamento, RG e Carteira de Trabalho.
Ainda mais, os documentos de todos os integrantes da família devem ser entregues no momento do cadastro. Para tanto, é preciso ir até o setor responsável pelo CadÚnico de sua cidade para se inscrever.
Leia também: Caixa Tem: Juros para empréstimo de até R$ 1.000 poderão baixar, afirma Guimarães
Temos nesse momento muitos negativados.
O EMPRÉSTIMO seria de grande ajuda
Eu faço parte do programa Bolsa Família Eu e minha filha somos inscrita no Bolsa Família e eu gostaria de saber o porquê eu não estou recebendo auxílio emergencial esse ano ano passado eu recebi e porque não esse ano o bolsa família vai ter décimo terceiro esse ano