O bullying é caracterizado por agressões intencionais e repetitivas, físicas e/ou verbais, realizadas por crianças ou um grupo (de alunos, por exemplo) sem motivo aparente, o que pode causar danos físicos, psicológicos e emocionais na vítima com o decorrer do tempo. Práticas como intimidação, humilhação, xingamentos podem ser chamadas de bullying.
O bullying é o comportamento sistemático e constante. Ou seja, episódios isolados de agressão física ou verbal não são caracterizados dessa forma. Classificamos como bullying um comportamento desenvolvido por crianças e adolescentes, sendo que, entre os adultos, a prática similar a isso é chamada de assédio moral
É preciso ficar atento para não tratar situações que parecem pequenas com menos seriedade. Lembre-se: nem sempre o bullying será escancarado. Às vezes, ele é velado em olhares, murmurinhos e exclusão social
Atente-se aos seguintes sinais:
1) machucados sem explicação convincente;
2) roupas sujas ou rasgadas;
3) materiais escolares estragados ou frequentes perdas de objetos;
4) isolamento, medo de sair sozinho ou não querer ir à escola;
5) queda no rendimento escolar;
6) ausência de socialização e amizades;
7) tristeza, solidão, insônia e estresse;
8) perda do apetite;
9) baixa imunidade;
10) pensamentos suicidas.
As crianças e adolescentes que praticam o bullying procuram alvos fáceis, normalmente crianças menores e sem comportamento agressivo. Algumas características físicas, sociais e comportamentais são levadas em consideração para ser o início de agressões, como peso, orientação sexual, condição financeira etc.
Como combater?
Por meio da conscientização e o diálogo. Conversas dos pais, campanhas de conscientização nas escolas e diálogo dos profissionais da educação com os estudantes são as melhores formas para acabar com essa prática abusiva. É preciso dar apoio emocional às vítimas e conversar com o agressor de modo a descobrir o motivo que desencadeou o bullying. Depois disso, conscientizá-lo dos danos que ele pode causar no colega.
Gostou do artigo? Deixe o seu comentário.