Essa é uma dúvida recorrente dos brasileiros, mas vale salientar que dívida no Serasa deixa de ser negativada após 5 anos. Nesse caso, o cidadão não fica com o nome sujo para consultas feitas por outras instituições em seu nome. No entanto, existem algumas empresas que possuem um relacionamento interno e também, não é possível dizer que a dívida expira após esse tempo.
Cabe aqui ressaltar que para o cidadão se livrar totalmente da dívida, a melhor forma ainda é o pagamento da mesma. Apesar dessa, ser a opção mais difícil, principalmente, com a crise financeira.
Estágios da dívida no Serasa
Antes de mais nada, o que se deve saber é que quando o cidadão compra algo ou contrata algum tipo de serviço, prometendo pagar depois, constitui em uma dívida. Assim, seja em parcelas, prazos ou financiamentos, por exemplo.
Dessa forma, o cliente faz um compromisso e ele tem o dever de pagar essa dívida conforme combinado. Entretanto, muitas vezes esse pagamento fica difícil devido a vários motivos. Quando o cidadão não consegue pagar e ultrapassa o prazo determinado pela lei para a empresa aguardar, a dívida entra no sistema do Serasa, deixando o cidadão negativado.
Durante esse tempo de negativação, o nome fica sujo e, quando outras instituições consultam, dificulta o processo de crédito ou compra no prazo.
Também é válido saber que a dívida se divide em três estágios, sendo:
Dívidas parceladas: onde o cidadão tem a dívida, mas está dentro do prazo devido;
Dívidas atrasadas: nesse caso, o cidadão está com a dívida em atraso, mas ainda não negativou;
Dívida negativada: quando fica em atraso por muito tempo e o nome fica sujo.
Sobre a dívida no Serasa caducada
As etapas da dívida no Serasa também precisam ser esclarecidas. Nesse sentido, a dívida caducada não gera ao consumidor negativação. Isso ocorre, pois, ela já passou o tempo devido e o cidadão não fica mais com o nome sujo por causa dela. Isso acontece após 5 anos.
Apesar disso, é importante deixar claro que ela não desaparece e é fundamental o consumidor entender que se outras instituições consultarem seu nome no Serasa, ele não verá a dívida. Em suma, ela ainda existe e fica como uma parte não cumprida do acordo, mas no sistema aberto para consultas ela não aparecerá.
Todavia, existem empresas que possuem um relacionamento interno e conversam entre si, pedindo referências do cliente. Sobretudo, essa empresa credora ainda pode cobrar essa dívida ao consumidor, pois, ele não terá o nome sujo no órgão de proteção ao crédito, mas a dívida ainda existirá.
E no caso de uma dívida que prescreveu?
Outro fator importante é que existe um prazo para a dívida existir, caso seja determinado pela Justiça, ou seja, quando ela atinge o prazo em que a Justiça determina, a empresa não pode mais cobrar por ela. Nesse caso específico, a dívida no Serasa é chamada de dívida prescrita, mas ela continua existindo.
Embora pareça complicado, o que acontece é que o credor não pode mais entrar com um processo de cobrança contra aquele cliente. Não existe, porém, um prazo específico para a prescrição da dívida acontecer. Somente após a decisão judicial.
Lembrando que a dívida no Serasa caduca em 5 anos, mas a prescrição pode ter tempos diferentes para cada tipo de dívida. Mas de qualquer forma, tanto a dívida caducada, quanto a prescrita, ainda pode gerar cobranças informais pelo fato de ainda existir
Como acabar de vez as dívidas?
Obviamente, ninguém desejar ficar com o nome sujo, mas isso acaba se tornando algo comum em tempos difíceis. Por esse motivo existem muitos brasileiros nessa situação atualmente. Todavia, é possível acabar de vez com as dívidas adotando alguns hábitos, como:
- Ter o controle da vida financeira, utilizando planners e tabelas para anotar todas as dívidas e selecionar por ordem de importância;
- Fazer o planejamento financeiro para parte do salário ganho para o pagamento das dívidas;
- Entrar em contato diretamente com a empresa credora e tentar a melhor oferta de negociação para conseguir encerrar a dívida o mais rápido possível.