Há muito tempo, as pessoas sabem que precisam usar protetor solar, para se protegerem dos raios do sol. Mas, como saber qual protetor solar escolher? Qualquer protetor solar serve? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo, aqui no Brasil 123.
Qual o protetor solar mais importante?
O protetor solar mais importante é aquele que mais nos protege dos raios solares, e assim evitam o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele.
Normalmente, o nosso rosto é a parte do nosso corpo mais exposto ao sol e a mais sensível também, por isso que o protetor solar mais importante é o facial. Seu uso deve ser diário, pois a proteção solar constante evita que a pele do rosto fique franzida e com manchas causadas pelo sol.
O que preciso saber para escolher o protetor solar?
A primeira avaliação a ser feita para escolher o protetor solar ideal é identificar o tipo de pele, a sua cor e o tempo de exposição ao sol.
Se a sua pele for sensível, escolha um protetor solar específico para ela, e assim, evitará o aumento das alergias e das rosáceas que possam existir na. Ao cuidar da especificidade de sua pele cuide para que o protetor solar não feche os poros.
Outro cuidado é olhar na composição a quantidade da substância 4-metil benzilideno cânfora, também chamado de 4-mbc. Se for possível, compre um protetor solar que não tenha esta substância, mas se não for possível, escolha por aquele que tem menor quantidade em sua composição.
Esta substância é proibida em diversos países, mas permitida no Brasil. A proibição se justifica por:
- Bloquear a função da tireoide
- Desencadear uma maior produção de estrogênio
- Estudos indicam que essa substância é cancerígena.
Outro cuidado na escolha do protetor solar é se ele possui proteção UVA e UVB.
Qual a diferença entre UVA e UVB?
Os raios UVB são os responsáveis por causar queimaduras, ardência na pele e o característico vermelhão. São mais incidentes no verão, quando os dias estão mais ensolarados. Assim, o FPS (Fator de Proteção Solar) é o que protege contra estes raios UVBs.
Já os raios UVA, atingem a pele durante o ano todo, trazendo manchas na pele, lesões e até o câncer de pele. Assim, o PPD (Persistent Pigment Darkening), é o responsável por proteger a pele dos raios UVAs.
Saiba que a regra é que o FPS é o dobro do PPD, então, se o FPS for 40, o PPD do protetor solar deverá ser de 20.
Saiba, porém, que em muitas marcas de protetores solares brasileiros, somente há a indicação do FPS, que protege dos raios UVBs. O que significa que não existe PPD, ou seja, não existe proteção solar contra os raios UVAs, que são os mais perigosos.
Assim, vale a pena muitas vezes escolher mandar manipular a fórmula do protetor solar e garantir esta proteção tão necessária para a nossa saúde.
Use protetor solar, mas, tenha cuidado em qual escolher!!!!