Nunca se quis tanto perder gordura corporal como atualmente. As pessoas têm tido cada vez mais acesso a academias, nutricionistas, educadores físicos, tudo isso para que cheguem ao peso ideal e adquiriam o corpo que sempre sonharam. Mas como saber qual o percentual de gordura ideal para o corpo?
Muitas mulheres desejam perder a gordurinha localizada na região abdominal, outras querem perder o famoso culote. Afinal, além desses incômodos estéticos, a gordura em excesso não faz bem para a saúde como um todo.
No entanto, não é ideal também ficar sem gordura alguma. A gordura exerce funções fundamentais no organismo, como, por exemplo, a proteção dos órgãos internos. Nesse sentido, é importante saber qual o percentual de gordura ideal para o corpo, para só então eliminar a gordura de forma consciente e adequada.
Se você deseja saber qual o percentual de gordura ideal para o corpo, basta ler este post com atenção.
Qual o percentual de gordura ideal para o corpo?
Na verdade, existe percentual de gordura ideal? A resposta é sim! Existe. As porcentagens variam de acordo com o sexo do indivíduo. Então, em mulheres, o ideal é que o percentual de gordura fique entre 20% e 24%. Já os homens precisam ter um pouco menos: de 15% a 20%.
Nesse sentido, para que você perca peso de forma mais fácil e estável, é importante que você eleve os índices de massa magra. Portanto, além de visar a perda de peso, foque também na construção de massa magra.
Agora que você já sabe qual o percentual de gordura ideal para o corpo, veja qual seria a porcentagem de massa magra ideal:
Qual a porcentagem ideal de massa magra?
A massa magra não é somente músculos, como muitas pessoas imaginam. Os músculos, articulações, pele, massa óssea e órgãos fazem parte do grupo que corresponde à massa magra.
Como mencionado acima, a massa magra é fundamental para que se mantenha o controle de peso. Sendo assim, a porcentagem de massa magra ideal para mulheres devem girar em torno de 25% a 30%, enquanto nos homens essa porcentagem pode ser maior.
Como realizar o cálculo de gordura corporal?
A gordura corporal é calculada por meio de alguns equipamentos de bioimpedância. Esses equipamentos realizam a avaliação simples do peso, da quantidade de líquido corporal, músculo e gordura. Além disso, a medição deve ser realizada em jejum ou pelo menos uma hora depois de uma refeição leve.
Além disso, durante o período gestacional, após a realização de exercícios físicos ou durante o período menstrual não é recomendado realizar essa medição, pois os valores serão alterados. Existem também algumas formas de medir que avaliam as circunferências e dobras do corpo em regiões que mais se concentram gordura, como, por exemplo, barriga, costas, braços e coxas. O nutricionista pode utilizar o percentual localizado de gordura para definir o plano alimentar e o plano de treino ideal.
Então, para que você avalie o percentual de gordura corporal ideal é necessário buscar um profissional capacitado que contenha os equipamentos de bioimpedância.