Ter um cartão de crédito é uma excelente forma de ter boas vantagens e mais tranquilidade na vida financeira. Isso porque esses produtos oferecem diversos benefícios além da forma de pagamento mais tranquila e prática. Contudo, a realidade é que muita gente utiliza o produto de forma errada e acaba se endividando ao longo do tempo.
Por isso, hoje vamos entender como escolher o melhor cartão de crédito para o seu caso, além de entender quantos cartões especialistas recomendam ter na carteira. Vale lembrar que a aceitação do produto depende de uma análise de crédito das instituições emissoras.
Qual é o melhor benefício de um cartão de crédito?
Os cartões de crédito hoje possuem diversos benefícios. Isso porque as bandeiras, em sua maioria Visa e Mastercard, fornecem facilidades como seguro viagem, proteção de compra, acesso a salas VIP, além de transfer de aeroporto e muito mais. Contudo, a principal dúvida é a escolha entre cashback e milhas aéreas.
Porém, para ter acesso a essas vantagens nem é preciso que o cartão de crédito ofereça isso. Isso porque sites externos permitem ter cashback e milhas aéreas mesmo com cartões de outros bancos ou, ainda, até mesmo para pagamentos por boleto ou Pix. Por isso, na hora de escolher o cartão de crédito, certifique-se de que você sabe os custos do cartão, além de entender todas as vantagens.
Na prática, o ideal é escolher cartões de crédito sem anuidade e com limites razoáveis. Isso porque essas ferramentas evitarão sufoco na hora de fazer os pagamentos, além de isentar você de gastos com tarifas bancárias. Para ter cashback, basta utilizar a plataforma da Méliuz. Para ter milhas aéreas, basta usar a Livelo. Em ambas as plataformas, a abertura de conta é gratuita.
Porém, se você quer ter essas vantagens no cartão de crédito, é preciso entender como seguir a estratégia perfeita para aprimorar seus ganhos.
Cashback ou milhas aéreas?
Na prática, tanto faz escolher entre uma estratégia ou outra. O que diferencia é o modo de usar os valores, dado que, em tese, o cashback é mais flexível. Porém, especialistas avaliam que é preciso seguir a mesma estratégia sempre, e não tentar misturá-las.
O cashback, na prática, dá valores de volta na hora das compras. Isso permite que o cliente use o valor recebido como quiser. Por isso, pode pegar o valor de volta para investir, pagar contas ou até mesmo para realizar os objetivos pessoais. Para impulsionar o cashback, é preciso fazer todas as compras através de aplicativos que dão cashback, além de um cartão de crédito, isento de anuidade, que dê dinheiro de volta na fatura. Hoje, um excelente cartão para isso é o do Banco Inter.
Por outro lado, quem quer milhas aéreas precisará ser ainda mais focado. Isso porque os cartões que mais pontuam costumam cobrar anuidades caras. Dessa forma, uma forma é fazer compras pelo site da Livelo ou pelo site de programas de banco. Caso queira impulsionar os ganhos sem anuidades, um cartão de crédito recomendado é o do C6 Bank.