Diferentes segurados buscam o empréstimo consignado do INSS, afinal, esta modalidade oferece inúmeras vantagens que diferem de outros empréstimos. Ao contratar esse tipo de empréstimo, os beneficiários se deparam com uma taxa de juros geralmente mais baixa em comparação com outras modalidades de crédito. Esta característica é, portanto, uma das razões pelas quais o empréstimo consignado é tão atrativo para esse grupo específico de indivíduos.
Sendo assim, ao optar por esta forma de empréstimo, é muito importante estar ciente das taxas de juros que os bancos oferecem, garantindo assim que a escolha feita seja a mais benéfica para a situação financeira individual.
Quer saber mais sobre essas taxas? Então, continue conosco na leitura deste texto.
O que é o empréstimo consignado do INSS?
O empréstimo consignado do INSS é um tipo de crédito que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm acesso. Nesse tipo de empréstimo, as parcelas têm seu desconto diretamente do benefício do segurado, o que proporciona taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades de empréstimo pessoal.
Outra vantagem do empréstimo consignado é a segurança para o banco ou instituição financeira, pois o pagamento é garantido pelo benefício do INSS. Além disso, os prazos de pagamento geralmente são mais longos, o que possibilita prestações mensais mais acessíveis. Sendo assim, esse empréstimo é uma opção popular para os aposentados que precisam de dinheiro extra para emergências, pagamento de dívidas ou investimentos.
Como solicitar o empréstimo consignado do INSS?
Em primeiro lugar, para solicitar um empréstimo consignado do INSS, é preciso escolher uma instituição financeira autorizada. Em seguida, deve-se, portanto, providenciar a documentação necessária. Geralmente, será necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimentos (extrato do benefício doINSS) e o cartão do benefício.
Após a análise de crédito e aprovação, o próximo passo é assinar o contrato, que irá detalhar o valor, a taxa de juros e o prazo. As parcelas, como citamos anteriormente, têm seu desconto diretamente do benefício do INSS.
Como verificar as taxas de juros deste empréstimo?
Para ter acesso às taxas de juros do empréstimo consignado do INSS, os segurados devem, primeiramente, acessar o Meu INSS através do navegador ou do aplicativo. O segundo passo é clicar na opção “Taxas de empréstimo consignado”.
Em seguida, a plataforma abrirá uma na na qual mostrará a lista das instituições financeiras, bem como, a taxa de juros de cada uma delas. Quando os bancos oferecem cartões de crédito consignado e cartão consignado de benefícios, RMC e RCC respectivamente, o valor das taxas aparecerão ao lado do nome da instituição.
É importante ressaltar que, para empréstimo consignado, o valor máximo da taxa de juros, hoje em dia, é de 1,84%. Já para os cartões, houve uma redução na taxa, de 2,83% para 2,73%.
Através desta plataforma, os beneficiários que não desejam realizar este empréstimo, poderão também bloquear a opção. Impedindo, desta forma que qualquer pessoa, inclusive aqueles que desejam aplicar algum golpe, possam realizar a contratação.
Agora que você já sabe mais sobre a taxa de juros do empréstimo consignado, escolha, o quanto antes, a melhor instituição para realizar o seu empréstimo. Volte para mais informações.