Para que seja possível continuar a receber o Bolsa Família, os beneficiários devem atender a uma série de regras chamadas de condicionalidades; caso elas não sejam atendidas, os participantes podem ter o pagamento bloqueado. Tendo isso em vista, como resolver a situação do Bolsa família bloqueado no aplicativo 2021?
Confira agora mesmo qual a causa mais comum de bloqueio do benefício e entenda como proceder a respeito para regularizar o status que aparece no aplicativo do programa.
Bolsa Família bloqueado no aplicativo 2021
Somente no ano passado, cerca de 95% dos beneficiários do Bolsa Família migraram automaticamente para o auxílio emergencial. Embora em 2021 esse número seja inferior, muitos beneficiários tiveram o Bolsa Família temporariamente substituído em razão do valor do auxílio ser maior do que o valor do Bolsa.
Isso significa que após o encerramento do auxílio emergencial, que será provavelmente em outubro, o Bolsa Família voltará ao seu atendimento normal, com todos os participantes e com uma série de modificações, visto que o programa será chamado de Auxílio Brasil.
Mas por qual razão o Bolsa Família aparece bloqueado no aplicativo? Porque o beneficiário não está recebendo as mensalidades do programa e sim as parcelas do auxílio emergencial. Então, basta aguardar a finalização do auxílio.
Nos casos das famílias que não estão recebendo nem um, nem outro benefício, a mensagem pode significar que de fato o pagamento foi bloqueado.
Nesse caso, o Responsável Familiar (RF) deve se dirigir ao local destinado ao programa, que geralmente é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou a própria prefeitura do município em que reside.
O bloqueio acontece por algum descumprimento das condicionalidades do programa. Porém, é possível reverter o bloqueio em até seis meses em que ocorreu.
Entretanto, quando o benefício é bloqueado, o RF recebe um comunicado do Ministério da Cidadania em sua casa informando sobre a pendência no programa.
Substituição do Bolsa família pelo auxílio emergencial
Desde 2020, os beneficiários do Bolsa Família que recebem valores inferiores ao valores do auxílio e que atendiam aos critérios de participação no programa de enfrentamento à pandemia tinham acesso às parcelas.
Em 2021, o acesso, embora menor, tem levado esse princípio em sua operacionalização. Dessa forma, o recebimento de dois benefícios ao mesmo tempo é proibido por lei, sendo que o beneficiário tem direito ao programa mais vantajoso; isto é, de maior valor.
Veja ainda: Como será feito o pagamento das parcelas extras do auxílio emergencial 2021? Tire TODAS as dúvidas
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.