Até o momento foram concluídos os pagamentos de 3 lotes da restituição do imposto de renda 2021, sendo que o terceiro lote foi pago no dia 30 de julho.
Como sabido, a restituição é paga na conta bancária indicada na declaração do imposto, e pode acontecer da conta ser encerrada por diversos motivos, e diante desse cenário, é importante estar atento ao que deve ser feito para que o contribuinte receba a sua restituição.
Continue a leitura e saiba como proceder.
Como receber a restituição com mudança de conta bancária
Se a conta bancária do contribuinte foi encerrada e não pode ser utilizada para a restituição do imposto de renda, caso a sua ainda não tenha sido liberada, você pode providenciar a alteração, mediante uma declaração retificadora, e assim, informa os novos dados bancários.
Pode ainda utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
No entanto, se a sua restituição já foi liberada, os valores são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por 1 ano para resgate. Para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.
Você pode ainda entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), ou ainda corrigir as informações e solicitar um novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil.
Mas é importante ter atenção ao prazo, pois se o valor não for resgatado dentro de um ano, a restituição é devolvida para a Receita Federal. A restituição poderá ser requerida pelo contribuinte no prazo de 5 anos, contados da data em que a restituição foi encaminhada ao banco.
Assim, para solicitar o pagamento da restituição, solicite a restituição não resgatada no banco através deste link.
Quando será o pagamento do próximo lote?
O processo de restituição do imposto de renda 2021 contempla ao todo 5 lotes, sendo que os 3 primeiros já foram executados.
Lote |
Data |
1º |
31 de maio |
2º |
30 de junho |
3º |
30 de julho |
4º |
31 de agosto |
5º |
30 de setembro |
Por que não recebi minha restituição?
A primeira providência a tomar é consultar a situação da sua restituição. Você pode realizar a consulta pelo extrato da declaração, no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC. Assim, você pode verificar o motivo para não ter recebido a restituição. As principais situações são:
- Ainda não chegou a sua data, de acordo com o cronograma;
- Você está retido em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e a sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações da sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
Confira também: Novo Bolsa Família vem com o Auxílio Brasil, anuncia Bolsonaro