Se você ainda não encaminhou a sua declaração do Imposto de Renda neste ano de 2023, deve se apressar e entregá-la o mais rápido possível para evitar multas. É porque o prazo final para entrega da declaração de imposto para o ano civil de 2022 está se aproximando rapidamente. Por isso que hoje, nós vamos indicar um passo a passo para receber a Restituição do Imposto de Renda por PIX.
Para obter a restituição, você pode saber informações cruciais sobre seus pagamentos e como recuperar seu imposto de renda por meio do Pix.
Quais são as últimas informações do Imposto de Renda divulgados pela Receita Federal?
Dados da Receita Federal indicam que cerca de 40 milhões de brasileiros serão obrigados a declarar o imposto de renda em 2023. Essa soma considerável demonstra o peso que a declaração carrega em nosso país.
As contribuições desses 40 milhões de contribuintes são o que permitem ao Brasil levantar o dinheiro necessário para continuar funcionando sem problemas. No entanto, em termos do conhecido IR, no ano de 2022 foi mais de R$ 1 trilhão movimentado apenas pelo Imposto de Renda.
As expectativas para este ano de 2023, é que estes números sejam superados, uma vez que mais pessoas estão fazendo a declaração neste ano.
Mas tenha cuidado, pois se ainda não prestou contas ao Fisco, o prazo está quase encerrando, ou seja, você tem até o dia 31 de maio para finalizar e entregar a declaração à Receita Federal.
Quando iniciam as restituições do Imposto de Renda?
Neste ano, a restituição do Imposto de Renda ocorrerá em 5 lotes, sendo:
- 1º Lote: 31 de maio;
- 2º Lote: 30 de junho;
- 3º Lote: 31 de julho;
- 4º Lote: 31 de agosto;
- 5º Lote: 29 de setembro.
Assim, a efetivação dos pagamentos será de acordo com as prioridades de pagamento, que são:
- Pessoas com mais de 80 anos;
- Pessoas com mais de 60 anos;
- Pessoas com deficiência física ou mental, além de moléstia grave;
- Pessoas que atuam no magistério;
- Pessoas que optam pela restituição através de PIX.
Passo a passo para receber a restituição do Imposto de Renda por PIX
O prazo de pagamento da restituição do imposto de renda inicia-se simultaneamente ao prazo para entrega da declaração do imposto de renda. Dessa maneira, quem optar pela forma de restituição por PIX, terá prioridade na hora de reaver seu dinheiro. Todavia, se você tem dúvida quanto ao termo “restituição”, ele significa a devolução de fundos aos contribuintes que relataram mais renda para fins de IR do que o originalmente exigido.
Além disso, este ano os doadores terão a opção de receber suas contribuições pelo sistema de pagamento instantâneo Pix. Então, se você estiver interessado em receber no Pix, saiba que funcionará apenas as chaves do Pix vinculadas ao CPF do colaborador.
O CPF deve coincidir com o do titular da declaração, assim, inclua as informações do seu Pix na sua declaração de IR para a Receita Federal.
Para receber a restituição por PIX siga o passo a passo indicado, ao finalizar a digitação de todas as informações da declaração:
- Na aba Resumo de impostos, localize a aba “Informações Bancárias” no menu suspenso que aparece;
- Feito isso, você pode escolher o Pix como forma de pagamento e inserir sua chave.
Prontinho! Agora é só esperar para receber a sua restituição.