A terapia ainda é um tabu na sociedade e muitas pessoas não reconhecem a sua importância. Além disso, muitos ainda acham que fazer terapia é para quem não consegue lidar consigo mesmo e com as próprias emoções. Na verdade, a terapia masculina e feminina são formas de encontrar o caminho para lidar com elas com maturidade.
Como diferenciar a ansiedade normal de um quadro patológico
Contudo, a maioria das pessoas que enxerga isso e consegue se abrir para a possibilidade de fazer terapia para o crescimento pessoal são mulheres. Isso porque ainda existe um tabu relacionado à terapia masculina, onde o homem é enxergado como frágil se buscar algum tipo de ajuda. Veja como quebrar esse tabu e os benefícios da terapia para homens, no artigo abaixo.
Fazer terapia pode ajudar um homem a ser mais sociável
Muitos homens têm dificuldade de falar sobre os seus sentimentos e de se abrir para outras pessoas. Isso acontece por causa do medo de ser julgado e de não ser compreendido e acolhido. Entretanto, é grande o número de homens que não conversa sobre suas dores nem com os seus melhores amigos, mesmo que a convivência entre eles seja de anos.
Portanto, fazer terapia masculina permite a um homem que ele se abra com alguém. Mas com alguém qualificado, que o escutará do início ao fim e oferecerá a ele a sua presença e compreensão. Ou seja,a terapia é uma maneira de se abrir com alguém, de confiar que seus segredos estarão seguros e ainda de aprender a lidar com eles de forma mais leve e menos pesarosa.
O medo da terapia na verdade revela uma fragilidade
Aqueles homens que temem a terapia masculina são os mesmos que fogem dos seus problemas e não conseguem lidar com seus sentimentos. Ou seja, São homens que não demonstram, mas são frágeis e não sabem como agir diante das situações que os magoam. É preciso descobrir como ser forte diante das mais diversas situações na vida, e com isso a terapia pode colaborar.
Relacionamento longo: o tédio é normal? Saiba até quando ele é aceitável
A taxa de suicídio entre homens é mais alta que entre as mulheres
Dados comprovam que os homens tendem a suicidar mais que as mulheres. Não é difícil imaginar porque isso acontece. Desde sempre, qualquer sentimento masculino negativo, como tristeza, dor, ou mágoas, é repreendido.
Contudo, a repressão que ele sofre pela sociedade não faz com que este sentimento deixe de existir.
Por isso, a terapia masculina permite que um homem expresse aquilo que o incomoda sem sofrer coma rejeição de quem o escuta e os julgamentos. Ou seja, permite que ele tenha contato com as suas emoções, seja verdadeiro consigo mesmo e consiga administrá-las.
A terapia ajuda no amadurecimento e no desenvolvimento pessoal
A terapia masculina ajuda um homem a se conhecer melhor, a saber lidar com os seus problemas e a entender o que ele gosta, ou não. Portanto, faz com que ele seja mais forte diante das adversidades e menos suscetível a se deixar levar por emoções negativas, que são comuns a todas as pessoas.
Como usar branco na decoração da casa e deixar o ambiente lindo