O dia do consumidor 2023 é um evento com diversas ofertas e descontos em lojas online. Dessa forma, para comprar com seguranças em sites, é necessário saber como proteger seu cartão de crédito. As compras online oferecem muita praticidade, facilidade e bom preço. Além disso, é um ambiente que, infelizmente, é muito propenso a golpes.
Sendo assim, confira agora diversas dicas para comprar com segurança e proteger os seus dados online. Veja como evitar ser vítima de fraudes, em especial no caso dos cartões de crédito! Entenda, através de dicas simples, como garantir a proteção dos seus dados e das suas finanças, ao mesmo tempo em que aproveita todos os benefícios das compras online. Confira!
Dicas de como proteger seu cartão de crédito em compras online
Comprar online é uma modalidade de consumo que oferece diversas vantagens. Dessa forma, é possível pesquisar e comparar preços de uma forma muito mais rápida e prática. Além disso, tudo pode ser feito do conforto de nossa própria casa, evitando filas e demais percalços da “vida real”.
É fato que muitas pessoas aproveitam essas facilidades e compras diversos itens online. Além disso, o dia do consumidor, comemorado na quarta-feira (15) é um evento que pretende aumentar ainda mais o nível de vendas em sites e outras plataformas digitais. As diversas promoções e descontos comemorativos tem com objetivo movimentar a economia e aumentar as vendas.
Dessa forma, é muito importante saber como proteger o seu cartão de crédito e comprar com segurança online. Assim, você pode aproveitar esses descontos sem cair em golpes e acabar no prejuízo. Confira agora dicas fundamentais para comprar online sem problemas!
Evite as opções de preenchimento automático
Muitas vezes, pessoas que compram com frequência em sites e lojas virtuais, acabam deixando os dados do seu cartão de crédito salvos no navegador. Dessa forma, na hora de realizar uma nova compra, os dados já são preenchidos automaticamente.
Isso pode aparentar ser muito bom, pois economiza o tempo de digitação dos números e dados do cartão. Entretanto, não é nada seguro, no que diz respeito à segurança dos seus dados. Nessa situação, o navegador armazena os seus dados e até mesmo os seus dados pessoais.
Sendo assim, é interessante desativar essa opção. Perder alguns minutos preenchendo os seus dados a cada nova compra pode parecer chato, mas com certeza é melhor do que ter seus dados corrompidos e utilizados por golpistas. Desativar essa opção de preenchimento automático é bem simples. Veja como realizar o procedimento nos principais navegadores:
Google Chrome:
- Clique em “Configurações”;
- Selecione a opção “Mostrar configurações avançadas”;
- Dentro da opção “Senhas e Formulários”, clique em “Gerenciar Configurações de preenchimento automático”.
- Depois disso, desative a opção de preenchimento automático.
Mozilla Firefox:
- Selecione a opção “Menu”;
- Aperte em “Opções”;
- Na próxima tela, selecione a opção “Privacidade”;
- Clique em “Não notificar sites sobre minhas preferências de rastreamento”.
Safari:
- Aperte em “Preferências”;
- Clique em “Preenchimento automático”;
- Desative as opções de dados de formulário armazenados (o que inclui as informações do seu cartão de crédito).
Internet Explorer:
- Selecione a opção de “Configurações”;
- Clique em “Opções da Internet”;
- Dentro de “Conteúdo”, clique em “Configurações” – ao lado da seção “Usar o preenchimento automático embutido no Explorador de Arquivos e na Caixa de Diálogo Executar” e desmarque essa opção;
- Clique em “Ok” para salvar.
Aproveite os cartões virtuais
Os cartões virtuais são ótimas opções para realizar compras online. É possível gerar um catão virtual para cada compra! Dessa forma, você evita que seus dados fiquem armazenados, e também protege o seu cartão físico.
Como proteger seu cartão de crédito: Pesquise sobre o site em que está comprando
Para saber como proteger o seu cartão de crédito, você precisa ter certeza de que a loja em que está comprando é confiável. Para isso, você pode consultar o CNPJ da mesma na Receita Federal. Dessa forma, vai conseguir verificar na lista de sites a evitar do Procon se o nome dela por acaso consta por ali.
Além disso, é sempre interessante verificar as promoções e refletir se elas realmente parem verídicas. Desconfie sempre de descontos muito altos, e de preços muito diferentes dos encontrados em outras lojas. Nesses casos, é bem provável que a venda seja, na verdade, um golpe.
Da mesma maneira, é interessante observar o layout e o design do site. Muitos golpistas criam páginas na internet para se aproveitar da situação. Sendo assim, desconfie também de páginas mal feitas, com erros de gramática, com poucas informações e que não parecem atualizadas.
Sites que podem ajudar
Outra forma muito simples de consultar a confiabilidade de uma loja é checar o nome dela no site Reclame Aqui. Esse é um site que reúne reclamações de clientes em relação a diversas empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.
Esse site é gratuito, e oferece seus serviços tanto para os consumidores postarem suas reclamações, quanto para as empresas responderem a elas. O Reclame Aqui também dá uma nota às empresas, de acordo com o número de reclamações e o número de respostas que elas dão às críticas dos seus clientes.
Uma outra maneira de realizar uma compra mais segura é visitar o site Posso Confiar. Essa plataforma tem um uso muitos simples e efetivo. Basta acessar a página e colar o endereço URL do site que você está pensando em comprar algo. O Posso Confiar vai, em poucos segundos, checar se a página é usada para aplicação de golpes relacionados a roubo de dados.
Preste atenção às notificações do seu banco
Se você utiliza o aplicativo do seu banco para acompanhar suas transações, é muito interessante ficar de olha nas notificações. Os aplicativos geralmente enviam uma notificação a cada compra realizada. Dessa forma, você pode ver ali um resumo das informações da sua compra, como o valor e também alguns dados sobre quem fez a venda.
Da mesma maneira, é importante ficar de olha na fatura do seu cartão, para garantir que tudo está de acordo com o que foi apresentado na página de compra online.