Hoje vamos te mostrar maneiras efetivas para prevenir doenças cardiovasculares. Então, não deixe de acompanhar e seguir todas as orientações que estaremos te recomendando.
Muitos fatores como idade sexo e histórico familiar podem ser capazes de desencadear doenças cardiovasculares. Contudo, a aquisição de hábitos saudáveis é fundamental para a prevenção desse tipo de doença.
Mas afinal, como prevenir doenças cardiovasculares?
Alguns dos hábitos que você deve ter para evitar esse tipo de doença são:
- Realizar check-up de maneira preventiva e periódica;
- Manter uma dieta equilibrada;
- Realizar atividades físicas.
Tendo isso em mente, você consegue se prevenir de forma efetiva tanto de doenças cardiovasculares quanto outros tipos de problemas que podem vir a aparecer.
Abaixo vamos te explicar cada um desses itens e sua importância.
Realizar check-up de maneira preventiva e periódica
Procure sempre a orientação de um médico cardiologista para fazer exames específicos que constatem esses tipos de problemas. Nossa recomendação é fazer esses procedimentos anualmente, dessa forma, é possível descobrir qualquer problema que possa vir a acontecer.
Caso esteja sentindo alguma coisa, não deixe de relatar todos os sintomas que você estiver sentindo, assim, ele poderá fazer um diagnóstico mais completo sobre o seu caso.
Entre alguns sintomas comuns que podem causar doenças cardiovasculares são:
- Hipertensão (pressão alta);
- Altos níveis de colesterol totais e ruins (LDL);
- Baixos níveis de colesterol bom (HDL);
- Níveis altos de triglicerídeos.
Assim, não deixe de seguir os próximos passos religiosamente, dessa forma, você evitará não só problemas cardiovasculares, como também, todos esses citados acima.
Manter uma dieta equilibrada
Esse é um hábito de extrema importância, com ele, não apenas prevenimos doenças cardiovasculares, mas também, fazemos a manutenção completa de todo o nosso organismo. De acordo com o ministério da Saúde, manter uma alimentação saudável e equilibrada, reduz em até 30% os infartos do miocárdio.
Para ter uma alimentação equilibrada, é preciso saber quais são os nutrientes de cada alimento para incluir nas refeições. Por exemplo, consumir folhas escuras auxiliam na absorção de ferro pelo organismo. Assim, a recomendação, é de que, quando for se alimentar com feijão (fonte de ferro) e arroz, faça junto com a couve.
Dessa forma, garantirá que o ferro presente no feijão seja absorvido pelo organismo com maior rapidez.
Caso tenha dificuldade em saber esse tipo de informação, busque a orientação de um nutricionista. Ele te auxiliará a montar um cardápio que atenda às suas necessidades nutricionais.
Realizar atividades físicas
A realização de atividades físicas, passará, inicialmente, pela consulta médica. Desse modo, ele vai avaliar os tipos de atividades que você poderá praticar. Se os exames estiverem em ordem, você já pode fazer os exercícios que ele recomendar. Uma informação que vale a pena ser citada, é que a prática de esportes/atividades físicas reduzem em 14% as chances de doenças cardiovasculares.
Antes de tudo, procure uma atividade física que seja do seu agrado, assim, não será algo tedioso, mas sim uma prática prazerosa. Inicialmente, tente realizar no mínimo 3 vezes por semana por um período de 30 minutos.
Dica bônus para prevenir doenças cardiovasculares
Procure aliar tudo isso com algum hobby, dessa forma, você estará equilibrando tanto o seu corpo quanto a sua mente e a união desses fatores é o segredo para a longevidade. Evite situações estressantes, e caso isso não for possível, tome cuidados para que isso não abale o seu equilíbrio mental.
Gostou das nossas dicas? Agora queremos saber de você. Deixe nos comentários se você já fez alguma dessas dicas. Nos vemos em breve e até mais!