Descubra aqui como receber o kit antena, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o programa.
Se, em sua casa, você ainda faz uso das antenas parabólicas, saiba que isso vai acabar. No Brasil, desde 2020, a antena digital está sendo utilizada.
Mas, para famílias de baixa renda, o Governo Federal disponibilizou o kit Antena. O programa tem como finalidade entregar a antena digital sem custos.
Dessa forma, você terá disponível os canais abertos com a maior qualidade de imagem, e som via satélite.
Além disso, também terá mais tecnologia, equipamentos mais modernos, canais novos com uma programação da sua região. E isso tudo de graça! O serviço teve início em cidades da região metropolitana com mais de 500 mil habitantes.
Cadastro no CadÚnico
O CadÚnico (Cadastro Único) é a forma que as pessoas de baixa renda podem se cadastrar para obter diversos benefícios sociais do Governo Federal, e o kit Antena é um deles.
Em muitas cidades do país o cadastro é feito pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Então, haverá uma entrevista feita por um atendente, com a pessoa que é responsável pelo grupo familiar, que deverá entregar alguns documentos para a comprovação da baixa renda.
Mas, caso não se lembre se já efetuou o cadastro, entre pelo site, faça o preenchimento do formulário informando o nome completo, o estado e município onde reside, e o nome da mãe. Em seguida, clique em “Emitir” para saber se tem o cadastro ou não.
Para fazer parte do CadÚnico, o responsável pela família deve ser maior de 16 anos, possuir título de eleitor ou CPF. Além disso, deverá ter em mãos documentos de todos os membros familiares. Os documentos são:
- Certidão de nascimento e/ou de casamento;
- Carteira de identidade (RG);
- CPF;
- Título de eleitor;
- E caso seja indígena, ter o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
O projeto do Kit Antena
O projeto é uma parceria do Governo Federal juntamente com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Mas, para se beneficiar, é necessário ter o cadastro no CadÚnico, e fazer uso da antena convencional parabólica.
Atualmente, os aparelhos de TV também estão mudando. Com a vinda do 5G para o Brasil, a captação de imagem e som tendem a melhorar com aparelhos mais modernos.
Porém, isso não é obrigatório para que se tenha o kit antena. Pelo contrário! Você consegue receber o benefício com uma TV antiga.
A sua instalação é gratuita, mas as casas que já possuem a antena conhecida como espinha de peixe não precisam realizar a troca. Quem tem antena de TV por assinatura, também não precisa fazer o pedido do serviço.
O serviço já está sendo oferecido em 22 capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Goiânia, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Palmas, Vitória, Natal, Aracaju, Fortaleza, Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Teresina, São Luís e Maceió.
O kit já deveria estar em todo território nacional desde o dia 31 de julho de 2022. Mas a Anatel atrasou em duas ocasiões, devido à demora na entrega de filtros que servem para evitar a interferência em outros aparelhos de satélite profissionais.
Alguns problemas de logística também sofreram impacto da pandemia da COVID-19 e da quarentena instalada na China naquela época. Pois a fabricação de alguns dos equipamentos é no país asiático.
SAQUE ANIVERSÁRIO 2023 está LIBERADO; confira o calendário
Como solicitar o Kit Antena?
A solicitação do seu aparelho da TV parabólica é muito simples. Após conseguir fazer o cadastro no CadÚnico, a solicitação para o kit antena é feita pelo número 0800-729-2404, ou pela internet, através do site do programa “Siga Antenado”.
Pelo site, entre no menu e clique em “Programa de distribuição de kits gratuitos”.
Em seguida, acesse “Agende aqui”, e selecione a sua identificação. O próximo processo é informar o CPF, e também o NIS (Número de Identificação Social), e responder um questionário. Então, com isso tudo feito, só falta escolher o dia e horário para a instalação.
Um técnico irá à sua residência, para avaliar a necessidade ou não de um novo aparelho. Até o mês de dezembro de 2022, cerca de 10 mil famílias já haviam recebido a TV digital. O Ministério das Comunicações e a Anatel acompanham todas as ações do projeto.