Saber como pedir desculpas para uma pessoa que você magoou é mais difícil do que parece. Não é fácil porque a maioria das pessoas não quer passar por cima do orgulho ou então, não sabem como lidar com isso. Com frequência acabamos causando danos ao outro e não sabemos como resolver.
Portanto, foi pensando nisso que o Brasil 123 separou algumas dicas. Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar a leitura!
1. Abaixe a guarda
Abaixar a guarda é sobre ter empatia pelo próximo, compreender que o outro também possui sentimentos. Entenda porquê ele age de determinada forma e o que levou a isso. Além disso, pense sobre as suas ações que fizeram com que se sentisse chateado.
Vale ressaltar que não adianta pedir desculpas se estiver visível sua má vontade. Tente obter, novamente, o seu lado humano.
2. Ouça
Em uma briga com amigos ou cônjuge, é normal que queiramos ser ouvidos. Entretanto, é comum que aquele que está errado na história não queira ouvir críticas sobre ele. Nessas horas “ninguém está errado”.
Contudo, procure se colocar no lugar do outro. O que você faria se alguém estivesse te magoando e se negasse a ouvir seu lado? Não é o momento de buscar pesos a mais para culpar. É hora de compreender e entender.
Para isso, faça perguntas e represente sua curiosidade. Demonstre que está disposto a entender o outro lado e que deseja saber o que fazer para melhorar o que fez.
3. Não tente se sair bem
Quem é que nunca cometeu um erro e colocou sobre o outro? “Eu te traí MAS você…” “Eu te bati MAS você…” “Eu te disse palavras ofensivas MAS…” Já percebeu que o MAS sempre está incluso?
Sempre há o “mas”, sempre buscamos jogar nossas responsabilidades e ações sobre o outro. Entenda que ninguém mais além de você é responsável pelos seus desvios de caráter. Não há como tentar se sair como inocente em situações absurdas para colocar toda a responsabilidade sobre o outro.
Entender que errar é humano faz você abrir espaço para relacionamentos saudáveis com parceiros, amigos e família. Todos erramos e está tudo bem assumir isso sem sobrecarregar o outro.
4. Assuma sua responsabilidade
Não é o momento de se vitimizar, assuma sua responsabilidade com o outro e diga “eu errei, perdoe-me!”. Trabalhe seu lado humanista, aprenda a agradecer e a como pedir desculpas para alguém que magoou.