Participar do novo Bolsa Família pode ser uma importante ajuda para famílias em situação de vulnerabilidade. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ingressar nesse programa.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você, que é uma dessas pessoas, possa sanar todas as dúvidas e entender como participar desse importante programa social.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Como participar do novo Bolsa Família?
O novo Bolsa Família é um programa social que visa a redução da pobreza e a promoção da inclusão social.
Desse modo, ele é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo auxílio financeiro mensal.
Desde seu retorno oficial, que aconteceu no início deste ano, muitas famílias desejam obter esse auxílio, a fim de melhorar sua situação financeira. Assim sendo, para fazer parte deste programa, basta seguir as seguintes orientações:
1. Confira os requisitos para participar do novo Bolsa Família
Primeiramente, é importante entender os requisitos para participar do programa.
De acordo com as informações mais recentes, a renda per capita máxima para ingressar no Bolsa Família é de até R$ 218 mensais. Além disso, também é necessário que a família tenha crianças ou adolescentes com até 18 anos de idade em sua composição.
2. CadÚnico e atualização dos dados
Para se inscrever no novo Bolsa Família, é preciso ter cadastro no CadÚnico.
Sendo assim, caso você e sua família ainda não estejam inscritos, é necessário dirigir-se ao CRAS do seu município e solicitar a realização do cadastro.
Ademais, é importante ter em mãos os documentos de todos os membros da família, como:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência e;
- Certidão de nascimento.
3. Avaliação e concessão do benefício
Então, depois de fazer a inscrição no Cadastro Único, o Governo Federal irá avaliar todas as informações.
Dessa maneira, serão analisadas informações como:
- Renda familiar;
- Número de integrantes da família e;
- As condições socioeconômicas.
Assim, com base nesses dados, o Governo irá decidir se a família está ou não apta a receber o novo Bolsa Família.
4. Acompanhamento da frequência escolar
Ademais, uma das condicionalidades do Bolsa Família é a frequência escolar das crianças e adolescentes beneficiados. Desse modo, é obrigatório que eles estejam matriculados na escola e com frequência regular. O objetivo é incentivar a educação como forma de quebra do ciclo de pobreza.
Por isso, é fundamental que a família acompanhe a frequência dos beneficiários e informe qualquer mudança à instituição de ensino.
5. Acesso aos serviços de saúde
Por fim, além da frequência escolar, a saúde também é uma condicionalidade para receber o novo Bolsa Família. Portanto, é necessário que as crianças sejam vacinadas e tenham o calendário de acompanhamento da saúde em dia.
Além disso, é importante manter o cartão de vacinação atualizado e realizar as consultas e exames médicos indicados para cada faixa etária.
Agora que você já sabe como participar do novo Bolsa Família, basta seguir as orientações para contar com esse importante auxílio financeiro que o Governo disponibiliza!