Hoje nós vamos contar para você como pagar débitos atrasados no MEI. Muitas pessoas que decidiram abrir seu próprio negócio e inscreveram suas microempresas no MEI, estão inadimplentes e não sabem como regularizar esse débito. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas sobre isso e ensinar como fazer para regularizar suas dívidas.
Portanto, leia até o fim e veja como é mais fácil do que parece regularizar sua situação com o programa do Microempreendedor Individual e voltar a ter os benefícios ofertados pelo Governo para quem está em dia com os impostos.
O que é MEI?
O MEI é uma sigla para Microempreendedor Individual, que consiste em um programa criado pelo Governo em 2009, com o objetivo de regularizar a situação de pessoas que trabalham de forma autônoma e pequenos empreendedores. O limite de faturamento anual de uma empresa cadastrada no MEI é de R$81,000.
Assim, quando o empreendedor ou autônomo se cadastra no MEI, ele passa a ter um CNPJ e o acesso à Previdência Social, o que dá a ele direito a muitos benefícios como:
- Aposentadoria;
- Auxílio doença;
- Auxílio maternidade;
- Solicitação de crédito facilitadas;
- Abertura de contas bancárias.
Além disso, o colaborador MEI ainda tem os mesmos direitos de uma pessoa jurídica e pode contratar um funcionário com registro na carteira de trabalho para para ajudar na empresa.
Mas, uma das melhores vantagens do MEI, é a facilidade de se registrar e a forma de recolhimento dos impostos, uma vez que o microempreendedor pode fazer o cadastro pela internet gratuitamente e, para manter sua empresa regularizada, ele deverá pagar um valor fixo por mês, que tem um valor referente às atividades exercidas por ele.
O que é preciso para abrir um MEI?
Para se cadastrar no MEI, você precisa preencher alguns pré-requisitos, como:
- Trabalhar de forma autônoma ou ter uma microempresa;
- Não ter nenhum sócio ou ser sócio de alguma outra empresa;
- Não trabalhar na administração de alguma outra empresa;
- Não tem nenhuma outra empresa aberta no seu nome.
Se você preenche todos esses pré-requisitos e deseja se cadastrar no MEI, então é só acessar o Portal do Empreendedor, clicar em “quero ser MEI” e seguir o passo a passo para fazer o cadastro. Logo depois de feito o cadastro é só manter o pagamento mensal dos impostos em dia para usufruir de todos os benefícios ofertados pelo Governo por meio desse programa.
O que fazer se atrasar o pagamento dos impostos?
Se por acaso você deixar de pagar as parcelas por algum motivo, você poderá fazer a renegociação da seguinte maneira:
- Primeiramente, acessar o site da receita federal para fazer o parcelamento do débito;
- Em seguida, procurar a Sala do Empreendedor da sua cidade;
- Ir até um escritório de contabilidade;
- Ou, se acaso seu débito já estiver cadastrado na dívida ativa, deverá acessar o site da regularize.pgfn.gov.br para fazer a negociação.
Por fim, agora que você já sabe como pagar débitos atrasados do MEI, é só escolher uma dessas formas de regularizar sua situação e voltar a ter os benefícios oferecidos para quem é um Microempreendedor Individual!