A importância de saber como organizar um caderno universitário está, principalmente, no fato de que somente assim você poder ter acesso a todas as informações de maneira simples.
No entanto, para isso, será preciso, antes de mais nada, que esse caderno seja grande e robusto, o suficiente para acomodar alguns compartimentos, além de papéis, ferramentas, instrumentos e outros materiais do dia a dia.
Ademais, esse caderno precisará ter seções para as anotações diárias, cronogramas de tarefas, espaço para lista de compras e contatos, um calendário… isso sem contar o espaço vazio para aquelas anotações que surgem de forma inesperada.
E, por fim, lembre, também, que será preciso reservar uma seção para cada matéria da faculdade, bem como um espaço para as anotações referentes aos cursos extras e marcações com adesivos coloridos para separar as seções – no caso de ter optado por fichários.
Como organizar o caderno universitário: passo a passo
1. A importância de planejar!
Tenha sempre em mente a lista de itens que pretende registrar no caderno, como tarefas do dia a dia, um calendário, o seu diário particular, lista de compras, entre outras necessidades básicas.
2. Ferramentas
Aqui estamos falando de um estojo para acondicionar canetas, lápis, borrachas, grampeadores, furadores de papel e tudo o mais que possa ser guardado próximo ao caderno.
Leia mais: O Vermelho e o Negro: resenha e crítica da obra
3. Principais dificuldades
Não há como organizar um caderno universitário se você não é, por natureza, um sujeito organizado. Por isso, adote hábitos como usar canetas marca-textos, dois cadernos (um para quando está em aula e outro para as seções de estudos) e manter uma escrita legível.
4. Atenção a todas as folhas das matérias
Os programas disciplinares e os currículos de trabalhos devem ter um espaço de destaque no caderno, além de marcações que lembrem os horários em que deverá estudá-los. Também utilize tópicos para destacar itens, além de separá-los em listas, usar subtítulos, sublinhar palavras, entre outras estratégias semelhantes.
5. Não exagere nas anotações
Finalmente, temos aqui também uma boa dica para quem quer deixar o seu caderno universitário organizado: Pensar o seu material como um espaço para anotações importantes. Por isso, desenvolva o hábito de apenas ouvir (e entender) tudo o que o seu professor tem a dizer, e só depois anotar tão somente aquelas passagens que considerar importantes.