Quer aprender como organizar a vida financeira e evitar dívidas? Nem sempre temos a facilidade de lidar com as finanças, já que o dinheiro é um recurso finito e que é difícil de se conseguir. Portanto, é algo que demanda que você tenha muita sabedoria ao utilizar. Sendo assim, decidimos te ajudar a encontrar maneiras de se manter organizado. Hoje, o Brasil 123 ajuda você a se planejar com seu dinheiro.
Saiba como organizar a vida financeira e evitar dívidas
Primeiramente, são raras as pessoas que em algum momento da vida não estiveram endividadas. Infelizmente no Brasil, lidar com dinheiro não faz parte do currículo escolar, o que evitaria uma avalanche de problemas que as pessoas têm na vida adulta quando o assunto é finanças.
Muita gente acaba em um redemoinho de pagar e voltar a fazer dívidas. Algumas conseguem, com dedicação e foco, se livrar das dívidas e ter uma vida financeira tranquila.
Também é comum ter gente que quer se organizar financeiramente e não saber por onde começar, assim preparamos um passo a passo para te ajudar. Confira então a seguir como se manter no foco correto para se organizar.
Acalme-se
Não adianta entrar em desespero por causa das dívidas! Ficar envergonhado, nervoso e sem dormir só vai piorar a situação, podendo inclusive levar ao adoecimento.
Faça um Raio X da sua situação financeira
Muita gente não tem a noção exata de quanto está devendo e esta informação é primordial para organizar a vida financeira. Ao fazer este levantamento, não considere apenas as dívidas, mas todos os gastos recorrentes como água, luz, telefone, alimentação.
É importante você saber o que gasta, o que deve, a quem deve e qual a taxa de juros está pagando atualmente.
Tenha um levantamento sério dos seus gastos diários
Durante pelo menos 15 dias anote todos os seus gastos diariamente, e tome nota até mesmo de um cafezinho no intervalo do trabalho. Você precisa saber onde investe cada centavo do seu dinheiro.
Elimine gastos
Depois de seguir os passos acima é a hora de cortar gastos. Comece pelas coisas que você avalia poder ficar sem ter ou fazer durante algum tempo. Seja rigoroso com você, é claro que não entra nessa lista de cortes ou redução coisas importantes, como compra de remédios de uso contínuo, por exemplo.
Desenhando um plano de ação
Além de tudo, é preciso ter um plano de ação específico para que você possa, enfim, ver os resultados da sua economia:
- Primeiramente, liste as dívidas e despesas que vai priorizar para pagar;
- Procure lojas, empresas ou bancos que estiver devendo e negocie as dívidas. Existem tutoriais de negociação de dívidas na internet, estude-os;
- Faça renda extra: veja o que pode vender ou se pode realizar algum serviço extra para aumentar a sua renda e lembre-se de separar parte da renda extra para pagar dívidas e parte para poupar;
- Por fim, procure na internet exercícios de relaxamento e os faça. Reduzir a tensão vai te fazer pensar melhor e tomar melhores atitudes.
Finalmente acredite que a todo problema tem solução, basta manter o foco! Agora que você sabe como organizar a vida financeira e evitar dívidas, continue firme para retomar o controle.