O Serasa Score indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos seis meses, dessa forma, empresas de diferentes segmentos podem utilizar essa pontuação para realizar análise de crédito. Sendo assim, o modelo estatístico gera um perfil financeiro que afeta a sua vida. Entenda como funciona!
A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1000 de acordo com as seguintes classificações, chamadas de “faixa de risco”:
- Excelente: 701-1000
- Bom: 501-700
- Regular: 301-500
- Baixo: 0-300
Dessa forma, o Serasa Score representa o seu comportamento financeiro, ou seja, quando a pontuação está baixa, significa que as chances de você pagar as contas em dia também são baixas e isso pode causar dificuldades para liberação de crédito.
Diversas empresas como instituições financeiras, lojas de departamento e imobiliárias utilizam o Score como um dos fatores para análise de crédito, por isso é tão importante acompanhar a sua pontuação e verificar formas de melhorá-la quando necessário. O Score pode ser consultado de forma gratuita através do site ou aplicativo da Serasa.
Entenda como é calculado o Serasa Score
O Serasa Score é um “diagnóstico” da sua situação financeira e o cálculo leva em consideração consultas ao CPF, histórico de pagamento de crédito, dívidas e outras informações. Veja o que é utilizado para a estatística:
- Histórico de dívidas (ativas e resolvidas nos últimos cinco anos) e comportamento de pagamento de dívidas;
- Novos contratos de crédito, pagamentos de cartões, empréstimos, financiamentos e contratos de crédito finalizados (quando as informações são enviadas à Serasa pelas instituições financeiras);
- Consultas para serviço de crédito e comportamento de consultas.
Por isso, acompanhar o seu histórico de pontuação é uma ótima forma de ajustar os comportamentos e melhorar seu score. É possível aumentar a pontuação através de diversas iniciativas como limpar o nome e pagar contas em dia, contudo, a melhoria não acontece imediatamente.