Você sabe como negociar dívidas com bancos? Se você está precisando negociar suas dívidas no banco, então deve estar se perguntando, qual a maneira certa de fazer isso de fato? Então, confira aqui no Brasil 123, algumas dicas e o passo a passo para que você consiga pagar suas contas e livrar seu nome da chamada lista negra tão temida. Afinal, apesar da dívida sair do cadastro em órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa, esse débito com o banco faz com que as linhas de crédito reduzam para pessoas que devem.
Passo a passo para negociar dívidas com bancos
Ter dívida com instituições financeiras é uma situação que tira o sono de qualquer pessoa e isso pode acabar inviabilizando seus planos financeiros. Por isso, saiba que é importante buscar maneiras de negociar débitos com os bancos para evitar problemas futuros quando precisar de crédito.
Muitas vezes, o problema pode parecer que não tem solução, mas com um bom cálculo e planejamento, saiba que é possível negociar os débitos com bancos.
Portanto, veja como proceder para se livrar dessas contas que incomodam tanto a vida dos brasileiros que, por sua vez, sofrem muito por altas taxas de inadimplência. Confira:
Saiba o valor exato da dívida
Antes de saber como negociar dívidas com bancos, saiba que é preciso saber exatamente quanto deve para a instituição financeira em questão. Afinal, isso vai ajudar nos cálculos que devem ser feitos para o abatimento do saldo devedor de acordo com as suas condições.
Portanto, entre em contato direto com o credor para saber o valor da dívida atualizada considerando a taxa de juros e os encargos envolvidos. Hoje em dia, isso tornou-se muito mais prático, já que os bancos estão na internet e, com alguns cliques, você sabe quanto deve exatamente.
Saiba o valor exato do seu orçamento
Agora que já sabe quanto deve, veja quanto pode comprometer da sua renda mensal para o pagamento das parcelas, pois o que leva à inadimplência é justamente a falta de conhecimento do capital que podemos gastar sem entrar em uma bola de neve.
Portanto, crie uma planilha de controle para saber quais gastos podem ser cortados para que o dinheiro seja reservado para a quitação dos débitos com o banco e seja consistente em deixar esses valores somente para isso.
Pesquise ofertas em outros bancos
Existe um termo chamado portabilidade de crédito, ou seja, um banco pode pagar sua dívida em outra instituição e cobrar juros mais acessíveis.
Portanto, com o valor da dívida negociada, procure outras instituições que lhe ofereçam crédito para fazer o pagamento por meio da portabilidade. Isso pode trazer mais economia para o nosso bolso.
Tenha autoridade
Afinal, para negociar dívidas com bancos, saiba que o interesse de pagar é seu, mas a instituição, também quer receber o pagamento. Portanto, converse com autoridade para buscar uma condição melhor para você realizar o pagamento.