Atualmente é muito comum escutarmos falar sobre golpes na internet. Muitas pessoas recebem e-mail e acreditam estar pagando alguma conta com desconto, adiantando algum pagamento, ou mesmo pagando uma dívida. Entretanto, estão na verdade dando dinheiro a golpistas que veem na ingenuidade das pessoas uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Aprenda como organizar suas finanças em planilha
E isso continua sendo muito comum porque muitas pessoas continuam caindo, especialmente as de mais idade, porque não sabem bem como funciona o mundo online. Dessa forma, é preciso tomar medidas para não cair em golpes na internet. Veja algumas dicas para evitar que você caia, no artigo abaixo.
Cheque a fonte
Recebeu um e-mail suspeito falando que você tem direito a desconto no pagamento de alguma conta? Cheque o remetente, sempre. Verifique se o e-mail que te enviou a mensagem é oficial da empresa para a qual você deve. Recebeu uma mensagem no WhatsApp falando que é o seu filho que quebrou o celular? Ligue para o seu filho e pergunte a ele se foi realmente ele quem mandou. Desconfie, sempre.
Confira a informação diretamente com a empresa
Outra forma de não golpes na internet é confirmar as informaçõessim não se precipite. Caso uma empresa de telefonia disse que você está devendo a conta, mas mandou essa informação por e-mail, ligue para ela e confirme se é verdade mesmo. Assim, você não pagará nada que não esteja realmente devendo.
Controle suas finanças: 5 dicas para melhorar a saúde financeira
Confirme informações
Se você suspeita que alguém está se passando por outra pessoa que você tem contato, confira informações. Mas não as verdadeiras. Se por exemplo te disseram que é seu filho do outro lado do telefone e ele tem uma namorada que chama Maria, pergunte a ele se está acompanhado da sua namorada Joana. Isso funciona porque os golpistas não costumam ter esses dados pessoais sobre as pessoas e acabam confirmando informações erradas.
Mantenha a calma
Muitos golpistas utilizam das emoções para tocarem as pessoas. Uma coisa comum é ligar de algum número e colocar alguém chorando ao fundo, se passando por filho ou parente dessa pessoa. E as pessoas acreditam porque no calor das emoções, fica difícil distinguir o que elas realmente escutaram.
Dessa forma, mantenha a calma. Lembre-se como esses golpes são comuns e desconfie sempre. Ligue para o seu filho ou parente que você pensa ter escutado no telefone. Mas se ele não atender, ligue para aquelas pessoas com quem ele pode estar, antes de decidir tomar uma atitude.
Desconfie de promoções boas demais
Promoções acontecem, claro, mas nos golpes na internet elas são frequentes, porque é assim que atraem as pessoas para eles. Portanto, se você achou alguma promoção pesquisando no Google, ou mesmo recebeu no seu e-mail, desconfie! Muitas vezes os boletos são gerados para contas de golpistas e você nunca mais verá este dinheiro.
Controle suas finanças: 5 dicas para melhorar a saúde financeira