A alimentação é algo fundamental para a manutenção da saúde e o desenvolvimento humano. Por isso, é fundamental se alimentar com alimentos saudáveis e nutritivos. Porém, é comum encontrar pais que buscam ajuda para melhorar a alimentação de seus filhos, uma vez que as crianças costumam encontrar dificuldades para se alimentar bem. Se você possui esse problema e não sabe como resolver, veja aqui como melhorar a alimentação da criança.
É fundamental priorizar a alimentação das crianças desde o momento em que elas começam a ingerir alimentos sólidos. Mas para que isso aconteça de forma saudável é necessário se envolver no processo. Em primeiro lugar, é fundamental entender que as crianças não nascem com o paladar formado. Então, com o passar do tempo elas aprendem a selecionar os alimentos e escolher aqueles que preferem. Assim, é necessário oferecer a elas diferentes tipos de alimentos, mas é importante que eles sejam saudáveis.
Como melhorar a alimentação da criança?
As crianças, assim como os adultos, devem consumir alimentos que sejam saudáveis. Por isso, é imprescindível priorizar alimentos ricos em proteínas, alimentos integrais, frutas e legumes. Afinal, todos esses alimentos possuem os nutrientes básicos necessários para a manutenção da saúde. Veja abaixo algumas dicas para que você possa melhorar a alimentação da criança.
Realize as refeições em família
Realizar as refeições com as crianças faz com que elas fiquem mais interessadas em comer, pois durante esse momento os pais podem apresentar a elas novos alimentos e serem exemplos para o consumo de alimentos saudáveis. Assim, as crianças ficam mais propensas ao consumo de legumes, grãos e frutas. Além disso, esse momento é uma oportunidade para você conversar com seus filhos sem nenhuma distração.
Adquira alimentos saudáveis
De nada adianta você querer melhorar a alimentação do seu filho se não adquirir alimentos saudáveis para preencher a despensa. Por isso, coloque em locais de fácil visualização as frutas, os legumes e as bebidas saudáveis. Assim, quando as crianças estiverem com fome, elas recorrerão a esses alimentos, evitando consumo de refrigerantes e batatas fritas, por exemplo.
Faça comida caseira
Com a rotina cheia e com os afazeres do dia a dia, cozinhar em casa é algo que não se consegue fazer diariamente. Porém, é fundamental que você tente cozinhar em casa pelo maior número de vezes possível, pois as comidas que você consome fora de casa são mais ricas em sal, açúcar e gorduras.
Além disso, quando você cozinha em casa, você pode envolver as crianças no processo e mostrar a elas a importância dos alimentos. A criança pode, inclusive, escolher qual alimento ela deseja comer naquele dia, o que é um incentivo para ela.
Evite refrigerantes
Muitas crianças costumam consumir refrigerantes quando estão realizando a refeição. Porém, é importante não incentivar essa prática e buscar substituir o refrigerante por água. Além dos refrigerantes, evite também oferecer às crianças outras bebidas açucaradas. A água é sempre a melhor opção.
Não pule refeições
Ao pular refeições, é comum que a criança sinta ainda mais fome. Isso faz com que ela busque por alimentos não tão saudáveis, ricos em calorias e pobres de nutrientes. Por isso, tente fazer com que seu filho coma em todas as refeições do dia, nem que seja um pouquinho.