Você sabia que o sono pode influenciar no crescimento das crianças? O hormônio do crescimento pode ser produzido durante todo o dia, mas durante a noite sua produção se eleva durante o sono profundo. Por isso, um sono adequado desempenha um importante papel na saúde.
Nesse sentido, crianças que dormem pouco podem desencadear problemas como: irritabilidade, menor concentração, dificuldades de aprendizado, entre outros problemas. Além disso, nesse período de quarentena alguns fatores alteram a rotina de sono de crianças e adolescentes: alimentação inadequada, falta de socialização e sonecas fora de hora.
O que fazer para manter a rotina de sono das crianças?
É importante manter uma disciplina em relação aos horários de dormir e acordar. Por isso, estabeleça uma rotina equilibrada. Claro que isso não é tão fácil, mas é necessário. Então, na hora de dormir:
- Deixe as telas de lado (celular, tablet, notebook…)
- Reduza as atividades agitadas a noite;
- Um banho quentinho pode ajudar;
- Leiam uma história ou conversem sobre como foi o dia.
Em outras palavras, em qualquer idade é importante estabelecer horários regulares para ir dormir e para despertar. Na medida do possível, vale evitar mudanças impactantes nesses horários, mesmo nos finais de semana. Os cochilos diurnos, comuns até os 5 ou 6 anos, devem ocorrer no início da tarde.
A importância do sono
Uma boa noite de sono repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.
Se você gostou das dicas, deixe o seu comentário e compartilhe com os papais e mamães que precisam ler esse conteúdo.
Veja também: Como ter uma boa noite de sono: três dicas essenciais.