Dados do Serasa apontam que há mais de 65 milhões de CPFs negativados no Brasil, somando um total de R$200 milhões em dívidas. Com isso, essas pessoas não conseguem empréstimos, têm cartão de crédito recusado e também não conseguem fazer compras a prazo. Além disso, essa negativação pode tornar a sua vida um caos, já que nunca é bom ficar devendo para alguém.
Por isso, é importante lembrar que você pode, sim, sair das dívidas. Com isso, o seu CPF negativado pode voltar a ser bastante atrativo para instituições financeiras. Dessa forma, vamos mostrar como limpar o seu nome e ter ainda mais tranquilidade na sua vida financeira.
CPF negativado: e agora?
Se o seu CPF está negativado, muito provavelmente você tem alguma dívida em atraso. Por isso, o primeiro passo é sempre analisar qual a despesa e, claro, o valor dela. E existem algumas formas de ver isso. Contudo, a principal delas é ver diretamente pelo Serasa, mas também é possível ver isso através do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Vale lembrar que prazo para ter o CPF negativado depende de cada estado. Em São Paulo, o prazo é de 20 dias, mas há estados que negativam após 10 dias. Quando isso acontecer, a primeira atitude é entrar em contato com a empresa à qual você deve e negociar a dívida. Nesse passo, é importante que você feche um acordo que consiga pagar. Caso contrário, o seu nome pode ficar ainda menos atrativo, o que não facilitará a sua vida, mesmo quitando a dívida.
Por outro lado, existem muitos boatos em relação a essa situação. Isso porque muitas pessoas acreditam que, após cinco anos, a dívida caduca. Na verdade, especialistas afirmam que não é isso que acontece, como explicaremos a seguir.
Fico sem a dívida?
Não são poucos os casos de pessoas que ficam devendo por prazos bastante extensos. Isso é mais comum em dívidas de maior valor, como créditos de todas as formas, despesas escolares, entre outras. Contudo, após 5 anos, a sua dívida não deixa de existir, você continua devendo e seu CPF segue negativado. Por isso, especialistas não recomendam esperar todos esses anos para quitar a despesa.
Isso porque o prazo de cinco anos começa a contar a partir de quando o CPF negativado entrou em vigor. Ainda, depois de 5 anos de CPF negativado, você passa a deixar de ter bloqueios financeiros e pode ter acesso a crédito e demais serviços. Contudo, você ainda está devendo à instituição. Por isso, é fundamental que você pague a dívida, com a condição que você conseguir arcar com esse custo.
Para isso, também é preciso cortar alguns gastos atuais, dado que você agora tem uma dívida nova e muito importante a pagar. Por isso, anote o quanto ganha e o quanto gasta, analisando quais são as suas principais despesas atualmente. Nessa parte, é importante cortar pequenos gastos que são irrelevantes.
Depois de a dívida paga ou renegociada, as empresas tiram o seu nome dos sistemas e você passa a não ter o CPF negativado. A partir daí, você deve cuidar muito bem do seu dinheiro para se tornar um bom pagador e ter acesso a taxas ainda melhores nos serviços bancários.