Pais de primeira viagem sempre se perguntam como limpar o ouvido do bebê corretamente, afinal, ainda não têm experiência para lidar com toda a delicadeza do pequeno. Por isso, é preciso ter muita atenção, sobretudo com os recém nascidos, já que tanto a região a ser limpa como o utensílio usado deve ser escolhido corretamente. Veja mais a seguir:
Veja como limpar o ouvido do bebê corretamente
Em primeiro lugar, saiba que para limpar o ouvido do bebê corretamente é preciso considerar que apenas a parte externa da orelha deve ser higienizada. Então, caso note que o ouvido apresenta uma cera amarelada, não invente de limpar, pois isso pode ser perigoso e você pode acabar ferindo o seu filho. Confira um passo a passo:
- Deite o bebê;
- Vire a cabeça dele;
- Molhe levemente uma toalha macia;
- Esprema o tecido para retirar o excesso de água;
- Passe a toalha úmida atrás da orelha;
- Seque a orelha.
Além disso, a sujeira presente dentro do ouvido do bebê costuma sair durante um banho quentinho e o perigo de limpar reside no fato de que você pode acabar empurrando a cera mais para dentro. A cera serve como proteção contra sujeiras e microrganismos, portanto, deixe-a onde está e veja como limpar o ouvido do bebê corretamente abaixo:
Limpe durante o banho
A melhor hora para limpar o ouvido do bebê corretamente acontece durante o banho e na hora de secar o ouvido da criança. Para isso, nunca use objetos pontiagudos como os cotonetes, por exemplo. Mas, caso ainda queira usar esses itens, saiba que existem alguns que são específicos para os bebês e apresentam formatos menos invasivos.
Use uma toalha
Se não puder usar os cotonetes, saiba que a melhor opção para limpar o ouvido do bebê corretamente é uma toalha ou lenço. Além disso, escolha um tecido que seja macio e que não cause nenhuma alergia no seu filho, já que estamos falando de uma pele que ainda é muito sensível.
Não esqueça atrás das orelhas!
Depois de fazer a limpeza com cuidado usando uma toalha macia dentro do ouvido, saiba que não pode esquecer-se de limpar atrás das orelhas. Afinal, essa região apresenta dobrinhas que acumulam sujeira e gordura que levam oleosidade para os cabelos do seu filho. Por isso, use um algodão embebido em água morna para fazer uma higienização completa dessa região.
Seja detalhista!
Quando se trata de limpar o ouvido do bebê corretamente, saiba que é preciso ser detalhista para que não reste nenhuma sujeira depois da limpeza. Além disso, caso note uma cera amarela e pegajosa, saiba que isso pode ser um sinal de infecção. Qualquer caso que demonstre anormalidade demanda que você procure um pediatra de sua confiança.
Nesse caso, nunca remova sem antes consultar o médico especializado, já que ele deverá identificar se pode ser uma otite infantil. Outros sinais que demandam atenção dos pais é quando os bebês esfregam as orelhas com frequência, sentem dores quando você toca a região, saiba que é preciso buscar atendimento médico.