Se você sofre com esse problema, certamente deseja saber como lidar com a intolerância à lactose. Afinal, ela é muito comum e acomete milhões de pessoas no Brasil. Pensando nisso, hoje trouxemos aqui no Brasil 123, uma série de informações sobre a intolerância à lactose. Como tratar e como conviver com ela em nosso dia a dia.
Intolerância à lactose: o que é?
A intolerância à lactose é a carência devido à falta ou à deficiência da lactase, que é uma enzima responsável por digerir o açúcar do leite. Ou seja, a lactose.
Desse modo, como a lactose não é processada antes de chegar ao intestino grosso, quando chega lá, está praticamente intacta. Então, as bactérias presentes em nosso trato intestinal, fazem essa lactose fermentar, formando o ácido lático.
Assim, ocorrem gases, cólicas, diarréia e até náuseas devido a esse processo.
Como saber se tenho intolerância à lactose?
Geralmente, o mal estar causado pela intolerância à lactose aparece entre meia hora e duas horas depois do consumo de laticínios. Então, se você observar que sente desconforto dentro desse espaço de tempo. Sempre quando ingere leite e seus derivados, é provável que você tenha intolerância à lactose.
Contudo, para ter certeza, é preciso consultar um médico que, provavelmente, irá solicitar a realização de exames. Aliás, esse exame é feito de forma bem simples:
- Primeiramente, é feita a coleta de uma amostra de sangue enquanto você ainda está em jejum;
- Depois, uma nova coleta é feita uma hora após o consumo leite ou algum derivado;
- Finalmente, uma terceira amostra é coletada duas horas depois do consumo do laticínio;
- Então, essas três amostras são comparadas e, caso haja aumento da taxa de açúcar no sangue, é sinal de que seu organismo processou devidamente a lactose;
- Agora, se a taxa de açúcar não mudou ou houve um aumento muito insignificante, é porque você tem intolerância à lactose.
Como lidar com a intolerância à lactose?
Algo que muita gente faz, é simplesmente cortar os laticínios da dieta, quando descobrem que sofrem de intolerância à lactose. Entretanto, isso não é recomendado, pois o leite e seus derivados são importantes fontes de cálcio, nutriente indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.
Ao invés disso, o que se deve fazer para conviver com a intolerância à lactose, é, sob a orientação de um médico, tomar algumas medidas mais responsáveis, como:
- Diminuir a quantidade de laticínios consumidos, até chegar a um ponto em que esse consumo não cause nenhum mal estar;
- Optar por produtos zero lactose;
- Fazer o consumo de lactase. Aliás, existem ótimas opções de medicamentos disponíveis no mercado, que trazem a lactase em cápsulas para você tomar. Desse modo, a enzima irá processar normalmente a lactose em seu organismo, antes que ela chegue ao intestino grosso e você não terá problema algum.
E aí, curtiu aprender a como lidar com a intolerância à lactose? Agora você não precisa sofrer com desconforto toda vez que consumir algum laticínio! Então, ajude a compartilhar essas informações para que mais gente saiba como lidar com a intolerância à lactose.