Ter ansiedade antes das provas e concursos é normal, mesmo que sejam aquelas provas que valem menos ponto na faculdade. Contudo quando essa ansiedade é tanta que te impede de fazer a prova, ou prejudica os seus resultados, é hora de começar a trabalhar para reduzi-la. Por isso, veja no artigo abaixo dicas para lidar melhor com os momentos de tensão que as provas podem trazer.
Vacinas para adultos: saiba quais são necessárias
O que é o “branco” na hora da prova
Todo mundo já passou pela seguinte situação: você estuda bastante e tem a matéria na ponta da língua. Contudo, na hora da prova, não se lembra de nada do que passou um tempão aprendendo. Esse esquecimento é o que muitas pessoas chamam de “branco” na hora da prova.
A causa desse esquecimento é o estresse e a ansiedade antes das provas e concursos. Isso porque eles prejudicam a memória a curto prazo. Portanto, a solução para lidar com ele é trabalhando para se estressar menos e ficar mais tranquilo na hora da prova. Veja como fazer isso, nas dicas abaixo.
Se prepare com antecedência, não estude de última hora
Primeiramente, comece a reduzir a ansiedade antes das provas e concursos através do seu preparo. Ou seja, estude com bastante tempo antes da prova e não deixe para aprender nada em cima da hora. Isso, inevitavelmente, fará com que você não saiba todos os assuntos e acabe ficando mais nervoso. Se você estudar com tempo, poderá rever a matéria algumas vezes para fixá-la e se familiarizar com ela. E isso te ajudará a não ficar tão nervoso na hora de responder às questões.
Lidar com a ansiedade: como utilizar a respiração pode aliviá-la
Esteja descansado
Para que você consiga acessar todas as suas memórias e, consequentemente, a matéria da prova, é preciso estar descansado. Portanto, não abra mão do seu sono nos dia anterior, ou você poderá sentir mais ansiedade antes das provas e concursos.
Confie no seu conhecimento
Se você está tão nervoso para a prova, provavelmente, é porque ela é importante para você. Nesse caso, você deve ter se preparado bem e dado o seu melhor para realizá-la. Portanto, confie no que você estudou e naquilo que aprendeu. Mesmo que não saiba responder a uma questão, saberá outras. Continue fazendo sua prova preocupando-se mais com o que você sabe, que com aquilo que esqueceu.
Se prepare para a prova treinando
Se a prova que você vai fazer exige 4 horas de concentração, sem poder conversar, nem ir ao banheiro várias vezes, reproduza as mesmas condições. Ou seja, procure um ambiente silencioso, ligue o seu cronômetro e faça exercícios que te mostrem como é passar por esse momento. Isso reduzirá o seu medo do desconhecido e te fará sentir mais preparo para a hora da prova.
Não se preocupe com provas que não sejam realmente importantes
Por fim, a última dica para sentir menos ansiedade antes das provas e concursos é dar à prova que você fará exatamente a importância que ela tem. Claro que qualquer ponto em uma prova conta. Entretanto, fazer uma prova que você faz toda semana na faculdade é bem diferente de fazer uma prova de concurso que você faz apenas uma vez a cada 4 anos. Por isso, em provas corriqueiras, saiba que será só mais uma.
Como vencer o medo: superar seus limites é fundamental