Ler partitura pode soar como um objetivo distante ou muito difícil. Entretanto, com passos simples é possível iniciar nessa prática e afastar algumas dúvidas. Para isso, é necessário inicialmente separar um tempo para se dedicar à leitura e se possível aliá-la com a prática no instrumento.
Como um dos instrumentos mais simples para se iniciar e aplicar a leitura de partitura podemos citar o teclado. Apesar de não ser o mais acessível, este possui adaptações disponíveis online através de teclados virtuais e pode ser uma ferramenta útil ao se ler partitura.
Saiba como limpar os instrumentos musicais
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre como ler partitura.
Elementos básicos em uma partitura
Primeiramente, devemos reconhecer os componentes de uma partitura para que em seguida possamos começar a ler partitura. Esta se apresenta no papel como uma malha de cinco linhas horizontais e paralelas, chamadas de pentagrama. Essa estrutura se repetirá por toda a música. Nomeia-se o pentagrama também como pauta.
O pentagrama é onde as notas, suas variações, dinâmicas, tempo e outras informações sobre a melodia serão dispostos. Ler partitura é, portanto, reconhecer no pentagrama todas as informações sobre uma música. As notas podem ser então dispostas sobre ou entre as linhas. Ademais, é importante ressaltar que o pentagrama não limita o número de notas possíveis à apenas aquelas entre as linhas limítrofes. É possível adicionar linhas auxiliares, ou seja, linhas extras ao pentagrama.
Reconhecendo a clave
Existem três claves principais, estas são a clave de dó, fá e sol. As claves podem ser posicionas em qualquer altura da pauta musical, ou seja, em qualquer linha. Estas normalmente são escritas à esquerda e no início do pentagrama. A clave é responsável por definir sobre a linha que está desenhada uma nota referência.
A partir dessa definição, as demais notas da escala musical podem ser encontradas. Para isso, basta seguir a conhecida ordem dó-ré-mi-fá-sol-lá-si, chamada de oitava, na medida em que sobe ou desce na pauta musical. Para ler a partitura é importante lembrar que as notas podem aparecer em diferentes alturas no pentagrama e isso é normal. Quanto mais baixo, mais grave a nota será, e o oposto é válido. Quanto mais alto na pauta musical, mais aguda é a nota.
Mídias sociais: saiba porque você deve se afastar delas
As notas
Um dos desafios de se ler partitura é reconhecer a fração do tempo que uma nota expressa. Isso porque, nota na verdade é o nome dado ao menor componente do som e cada representação gráfica indica uma fração deste. As representações de uma nota começam com uma bolinha que pode ter preenchimento, ou não. Na medida em que o tempo é fracionado, são adicionadas uma barra vertical com variáveis barras-curvas horizontais a uma bolinha preenchida.
Por fim, a essa complexa descrição, podemos adicionar a ideia de tempo. Uma bolinha vazia e sem barras representa uma unidade de tempo completa. Uma bolinha vazia com apenas a barra vertical representa meia unidade de tempo. E sucessivamente o tempo é exponencialmente fracionado, sempre na metade, até um limite comum na música.
Por fim, agora que você sabe um pouco mais sobre como ler partitura, considere buscar ajuda especializada. A leitura, acompanhada da prática e orientação de um profissional é importante para o desenvolvimento das habilidades musicais.
Mídias físicas: saiba como cuidar bem das suas