Será que dá para investir ganhando salário mínimo? Por mais polêmico que seja o assunto, saiba que é possível aplicar o dinheiro e ter algum rendimento mesmo ganhando o piso salarial do Brasil. Confira como fazer isso aqui no Brasil 123.
Mas, por mais que isso seja difícil, saiba que a organização e disciplina são essenciais para quem deseja investir ganhando salário mínimo. Portanto, veja algumas dicas e veja se elas se aplicam às condições em que está vivendo.
Veja como investir ganhando salário mínimo
A questão aqui é investir ganhando salário mínimo, mas entendemos que o valor atual pago é irrisório para construir riquezas com esse capital. Mas, se a busca é a mudança de mentalidade e pensamento de longo prazo para enriquecer com outras fontes de renda futuramente, veja abaixo como investir ganhando salário mínimo.
Salário mínimo, gasto mínimo
Por mais óbvio que seja, saiba que para investir ganhando salário mínimo, uma pessoa precisa entender que deve gastar muito pouco também. Afinal, não dá para ostentar ou gastar com produtos desnecessários com um valor tão irrisório.
Por isso, entenda que ganhar um salário mínimo limita seus gastos mensais de uma forma considerável. Ou seja, para investir ganhando salário mínimo, a pessoa precisa se privar de tudo que não seja essencial em sua vida.
Então, enquanto a renda não aumenta por algum motivo, saiba que os gastos devem ser baseados em 1.100 reais para que sobre 100 reais todos os meses para investir.
Invista o 13° salário
Lembrando que a finalidade desta matéria é explicar como investir ganhando salário mínimo, portanto, saiba que abrir mão do 13° salário que, muitas vezes, é usado para comprar presentes ou pagar dívidas atrasadas, é uma boa ideia para quem deseja começar a investir algum dinheiro mesmo ganhando um salário tão irrisório.
Portanto, considerando que uma pessoa consiga investir o 13° salário inteiro e consiga manter 100 reais mensalmente para fazer suas aplicações, o montante já é de 2.400 reais. Então, logo abaixo, vamos entender como esse investidor poderia ter ganhos consideráveis com esse capital aplicado.
Aprenda a investir
Saber como e onde investir é essencial para entender como funciona o mercado de aplicações financeiras. Portanto, a busca por conhecimento é muito importante para que alguém possa planejar o futuro para o seu dinheiro.
Por exemplo, se alguém investe segundo o exemplo acima, 1.200 reais do 13° salário como aporte inicial e 100 reais como aportes mensais em uma aplicação com rendimento de 12% ao ano, o valor aplicado será de 2.400 reais e o montante ao final de um ano será de 2.608,65 reais.
Parece muito pouco, não é mesmo? Mas veja o que acontece depois de manter esses aportes constantes durante 10 anos: o capital investido será de 13.200 reais. Mas o montante final com o acréscimo dos juros compostos será de 25.920, 02 reais, ou seja, o dinheiro quase dobra em 10 anos.
Mantendo essa taxa de juros anual e estendendo a aplicação para 30 anos, quando seria a aposentadoria, o valor aportado seria de 37.200 reais e o montante final seria de mais de 341 mil reais, ou seja, vale a pena fazer um esforço, não é mesmo?