Primeiramente, você sabe como investir em FII e ter renda fixa todo mês? Se você ainda não entende muito sobre investimentos, mas tem a necessidade de começar a investir, então precisa conferir as nossas dicas. Por isso, aproveite todas estas informações e saiba mais aqui no Brasil 123. Confira todas as nossas dicas e recomendações logo abaixo.
O que é FII?
Afinal, como investir em FII e ter renda fixa todo mês? FII significa Fundos Imobiliários, ou seja, aplicações financeiras destinadas a empreendimentos imobiliários. Dessa forma, o investidor desta modalidade detém a posse de imóveis, aquisição dos direitos imobiliários, além de:
- Letras de crédito imobiliário;
- Letras hipotecárias;
- Cotas de outros fundos imobiliários;
- Recebíveis imobiliários.
Sua oferta pública de cotas, emissão e funcionamento são regulados pela Instrução CVM nº472/08.
Quem administra o FII?
A administração pode ser feita por qualquer instituição financeira autorizada pelo CVM. Assim, a instituição fica incumbida das obrigações legais e regulamentares, gestão dos ativos e das divulgações para os acionistas.
Quais os retornos do FII
Os resultados são distribuídos periodicamente. Assim, a lei que rege esta aplicação obriga que a distribuição seja ao menos semestral. Entretanto, a grande maioria distribui mensalmente.
A renda pode vir de aluguéis, receita de incorporação ou direitos sobre os imóveis, por exemplo.
Para se conseguir a isenção do Imposto de Renda sobre esta aplicação, é preciso atender alguns critérios:
- Cotista ter menos de 10% das cotas do Fundo;
- O FII tiver pelo menos 50 cotistas;
- Se as cotas forem negociadas na B3.
Para confirmação da isenção, consulte a Receita Federal.
Os Fundos Imobiliários são Renda Fixa?
Não, embora muitos acreditem que sim, principalmente pelo fato de distribuir mensalmente alguns rendimentos, não há garantias de que este rendimento será mantido. Aliás, o valor das cotas pode oscilar.
Quais os benefícios de se investir em FII?
Os benefícios vão desde a diluição dos riscos de investimento até a expansão do mercado imobiliário.
As principais vantagens para as pessoas físicas investirem em FII são:
- Segurança;
- Poder começar com pouco dinheiro;
- Fácil comprar e fácil de vender;
- Rende mensalmente;
- Menos impostos.
Um fator importante que reflete diretamente na rentabilidade da sua aplicação é a qualidade dos inquilinos e a boa administração dos imóveis.
Quais os melhores FII?
Para esta resposta é importante analisar o dividend yield. Esse é o cálculo do valor pago por cota dividido pelo valor da cotação do papel. Em outras palavras, é o percentual de retorno que a aplicação te trará ao longo do mês.
Observe este cálculo entre as opções:
- Fundos de tijolo;
- Fundos de papel;
- E fundos de fundos.
No caso de dúvidas e insegurança na hora de investir, vale sempre lembrar a importância de consultar uma ajuda especializada. Então, procure sempre por profissionais preparados para tirar suas dúvidas.
Então, siga estas dicas e com certeza você fará bons investimentos. Entretanto, em caso de dúvidas, sempre procure estudar, além de buscar ajuda com profissionais. Dessa maneira, você evitará diversos problemas e erros que, possivelmente, você cometeria.