O Vírus da Imunodeficiência Adquirida – HIV – faz parte da família do retrovírus e desde a sua descoberta, em 1981, já matou mais de 35 milhões de pessoas. O vírus do HIV é responsável por causar a doença AIDS, sendo que o HIV-1 apresenta alta virulência e infectividade e o HIV-2 possui baixa virulência e baixa infectividade. Veja aqui como interpretar o resultado do exame de HIV.
Apesar de o vírus HIV não possuir característica oncogênica, ele atinge de forma muito agressiva o sistema imune. Ou seja, ele atinge o sistema que protege o corpo contra a neoplasia maligna. Hoje, com os medicamentos disponíveis, é possível que um indivíduo infectado pelo HIV viva uma vida normal, sem grandes complicações. Além disso, a detecção é muito fácil, veja aqui como interpretar o resultado do exame de HIV.
O que é o exame de HIV?
O exame de HIV é um exame realizado para identificar ou não a presença do vírus no corpo. Portanto, o resultado para esse exame pode ser reagente, que é o resultado positivo, não reagente, caracterizando um resultado negativo, ou indeterminado.
Para identificar a presença do vírus por meio do exame, é necessário ter uma carga viral considerável. Então, quando a carga viral no organismo está muito baixa, o exame pode não conseguir identificar, caracterizando o resultado do exame como indeterminado. Além disso, uma carga viral baixa não realiza grandes impactos no organismo.
Como interpretar o resultado do exame de HIV?
Realizar o exame de HIV é indispensável para que a doença tenha um diagnóstico quanto antes. Afinal, essa doença é muito grave e, quando não tratada, pode interferir de forma bastante significativa na qualidade de vida dos indivíduos. Então, o exame é realizado por meio de uma amostra do sangue ou da saliva do indivíduo.
Ao verificar esses dois fluidos corporais, o exame visa identificar a presença ou não de anticorpos produzidos pelo corpo no combate ao HIV. No HIV, uma das células de defesa que é muito agredida é o linfócito T-CD4+, portanto, a presença desse tipo de anticorpo sinaliza que esse vírus está presente no organismo. Mas, para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar outros exames.
Como mencionado anteriormente, existem três possibilidades de resultados para o exame de HIV. Veja abaixo como interpretar cada um deles:
Não reagente
O resultado não reagente quer dizer que o exame de HIV teve resultado negativo, ou seja, quando o teste foi realizado o indivíduo não possuía o vírus. No entanto, ainda que o resultado tenha sido negativo, se o indivíduo apresentou comportamento de risco ou a sintomatologia da doença, é preciso realizar o teste novamente após 30 dias.
Reagente
O resultado reagente indica que aqueles que foram expostos ao vírus HIV sofreram contaminação. Mas, ainda que o resultado tenha sido reagente, o médico pode solicitar outros exames para complementar o diagnóstico e analisar o quadro. Além disso, ainda que o resultado seja positivo, é possível realizar o controle da doença de modo que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida.
Não determinado
Nesse caso, o exame não conseguiu detectar o problema, isso pode ocorrer devido à carga viral baixa. Além disso, gestantes e pessoas que tenha vacinado recentemente podem apresentar o resultado não determinado, sendo necessário repetir o exame depois.