Muitos já devem ter se perguntado como influenciadores digitais geram renda através das redes sociais, afinal, como um vídeo publicado nas redes sociais pode ser transformado em dinheiro de forma tão rápida? Alguns esclarecimentos são necessários nesse sentido.
Um ponto importante é que os conteúdos publicados nas redes sociais, por si só, geram pouca ou nenhuma renda. São poucas as redes sociais que pagam pela quantidade de visualizações dos conteúdos.
A principal renda vêm de terceiros, mas depende do quão relevante seus conteúdos são em termos de números. No entanto, a monetização em cada rede social é vinculada a uma série de regras que cada influenciador digital deve seguir em sua conta.
Alcance é o segredo
Influenciadores digitais recebem esse nome pelo fato de conseguirem alcançar milhões de pessoas através dos conteúdos publicados nas redes sociais. A questão é que, para diversas marcas, esse alcance é fundamental para realizar a propaganda de seus produtos através das redes sociais.
Mas não seria mais fácil as próprias marcas utilizarem suas redes sociais para realizar a propaganda de seus produtos? Sim, a verdade é que elas também fazem isso, mas embora tenham milhões de seguidores, seu alcance e engajamento não é tão grande quanto o de influenciadores digitais.
Ao anunciar realizar o anúncio de um determinado produto de uma marca nas redes sociais, o influenciador digital consegue de fato influenciar diversos seguidores a comprarem aquele produto, principalmente se a marca conseguir identificar que os seguidores do influenciador digital correspondem em grande parte aos consumidores da marca.
Com isso, eles conseguem realizar diversas publicações patrocinadas, cobrando um determinado valor. Quanto maior o alcance do influenciador, maior o valor da publicação. Algumas marcas também podem optar por fechar parcerias mais longas com influencers, garantindo certa exclusividade nas publicações feitas nas mídias sociais.
Marcas escolhem influenciadores que tem aderência com seus produtos
Nas redes sociais existem influenciadores dos mais diversos nichos, maquiagem, esportes, tecnologia, etc. Para ter o melhor resultado possível em relação a realizar parcerias com influenciadores, as marcas analisam se seu produto tem aderência com o público de consumo do influenciador digital.
Por exemplo, a Natura não conseguirá ter um grande retorno fazendo parceria com um influencer do ramo de tecnologia, fazendo mais sentido apostar naqueles mais voltados para a moda ou ramos afins. Além do ramo de atuação do influenciador, algo importante que é avaliado pelas marcas é o seu comportamento, ou seja, se adota um comportamento respeitoso com o público.
Conclusão
Existem diversas formas de obter receita através das redes sociais, sendo inclusive possível montar uma loja virtual dentro da própria rede para realizar vendas de seus produtos. Algumas plataformas também monetizam a visualização do conteúdo. Contudo, a principal fonte de receita é de fato as publicidades de marcas.
As marcas já perceberam que utilizar influenciadores para divulgar seus produtos é uma estratégia eficaz de marketing e costuma ser uma relação de benefício para ambas as partes, funcionando até mesmo para pequenas empresas que utilizam influenciadores de apenas uma determinada região.