O desenvolvimento dos bebês é marcado por inúmeros momentos mágicos na vida dos pais, que ficam bastante emocionados durante cada pequeno avanço dos pequenos. E isso não é por acaso, de fato, as fases de desenvolvimento dos bebês são encantadoras e os pais ficam muito gratos por cada conquista. Dentre essas fases, uma das mais emocionantes é a fase onde o bebê começa a engatinhar. Então, veja aqui como incentivar o bebê a engatinhar.
Quando os bebês começam a engatinhar, uma série de benefícios surge. A saber, inúmeras pesquisas apontam que quando o bebê começa a engatinhar, inúmeras habilidades físicas, socioemocionais e cognitivas são desenvolvidas. Quando o bebê começa a engatinhar, ele dá o primeiro passo para a independência, porém, no início eles podem precisar de um empurrãozinho. Veja aqui como incentivar o bebê a engatinhar e contribua para o desenvolvimento do seu filho.
Quando os bebês começam a engatinhar?
Primeiramente, é comum que grande parte dos bebês comece a engatinhar entre os sete e 10 meses. Porém, cada bebê possui uma particularidade, podendo começar a engatinhar antes ou depois dessa idade. Mas existem alguns sinais que você pode observar e que sinalizam que o bebê está pronto para engatinhar.
Dentre esses sinais, você pode ficar atento quando o seu bebê começar a se levantar e se apoiar sozinho utilizando os braços. Aliás, quando ele se levanta sozinho, e usa os dois braços e os joelhos, quando realizam pequenas flexões, quando o bebê se balança para frente e para trás apoiado nos braços e nas pernas.
Como incentivar o bebê a engatinhar?
Quando o bebê começa a apresentar os sinais citados anteriormente, é comum que ele entenda, em algum momento, que se colocar um pouco mais de força e empurrar os joelhos, ele começará a se locomover sozinho. Se isso ocorrer, fique atento aos locais que o bebê está engatinhando para garantir que isso ocorra em uma área segura. Mas, caso ele não consiga realizar isso sozinho, veja como você pode ajudá-lo:
Quando seu bebê conseguir ficar apoiado sobre os joelhos e as mãos, coloque seu braço no chão, atrás dos pés dele. Seus braços devem funcionar como um “trampolim” para que o bebê possa se empurrar. Agora, de uma forma bem leve, vá empurrando os pezinhos. Isso pode dar a ele o impulso do qual ele precisava. Depois, se sente de frente para o seu filho e tente incentivá-lo a ir até onde você está, chamando-o e fazendo caretas.
Quando mais divertido e mais bobo você parecer, melhor para incentivar o bebê. Você também pode utilizar brinquedos, especialmente um brinquedo que ele gosta, para despertar seu interesse e estimulá-lo a engatinhar até conseguir pegar o brinquedo. Além disso, você pode também se posicionar com as mãos e joelhos no chão e mostrar ao seu bebê como ele deve fazer para engatinhar, afinal, ninguém é melhor para incentivá-lo e inspirá-lo do que você. Não tenha medo de deixar seu filho no chão, assim ele irá se desenvolver cada vez mais.