Muitas pessoas já escutaram falar sobre o autismo, mas não sabem exatamente o que esse transtorno significa. O TEA (Transtorno do espectro Autista) é um transtorno referente ao neurodesenvolvimento. Ou seja, o atraso de algumas áreas do cérebro infantil que faz com que surjam alguns sintomas nela. Ele gera, por exemplo, o desenvolvimento incomum da criança, que desenvolve alguns padrões de comportamento típicos do transtorno. Para saber mais sobre este tema e como identificar sinais de autismo nas crianças, continue lendo este artigo.
Como evitar que o videogame se torne um vício
Veja quais são os sintomas de autismo
Não há causas conhecidas para o TEA, contudo, ele pode ter influências genéticas. Ele não é um transtorno fácil de identificar e, muitas vezes os pais demoram a perceber o comportamento incomum da criança. E demoram a associá-lo ao transtorno. Contudo, alguns sintomas apresentados por crianças autistas podem ser observados e deve-se ficar atento a eles, caso a criança os apresente. Veja quais são eles:
- Baixa interação social e não gostar de estar perto de outras pessoas
- Pouco ou nenhum contato visual
- Comunicação atrasada, seja através de linguagem atrasada, ou de movimentos
- A execução de movimentos estereotipados
- Interesses reduzidos a poucas coisas
Esses sintomas não aparecem na mesma intensidade em todos os portadores do TEA. Isso porque ele existe em diferentes graus. Portanto, uma pessoa autista pode ser mais capaz de se comunicar e apresentar menos sintomas que a outra. Por isso, para identificar sinais de autismo em crianças, é preciso estar atento aos detalhes do comportamento delas.
5 dicas para perder o medo de se relacionar
Como observar os sinais do autismo em crianças
Se o seu filho não demonstra interesse nos brinquedos à sua volta, ou mesmo demonstra interesse em algum brinquedo específico, mas não consegue compartilhar isso com você, isso pode ser um sinal do autismo. Ou seja, elas não conseguem interagir com as pessoas à sua volta, olhar para elas e explicitar o seu interesse em algo.
Além disso, os bebês autistas não costumam demonstrar o seu desagrado com pessoas estranhas. Ao contrário de uma criança com desenvolvimento normal, aquela que apresenta sinais de autismo não escolhe de quem vai ficar perto. Por isso, ela é acessível a todo mundo.
Bebês ou crianças autistas não conseguem observar as expressões faciais dos pais e das pessoas ao seu redor. E isso faz com que eles não consigam reproduzi-los. Por isso, quando apresentam sinais de autismo, as crianças são consideradas sérias e desinteressadas.
As crianças com sinais de autismo também, como dito anteriormente, têm interesse bastante limitado. Por isso, elas gostam de brinquedos específicos e apenas deles. Além disso, elas também gostam de brincadeiras específicas e não aceitam outras.
O diagnóstico do autismo
Se você observar qualquer dos sintomas mencionados anteriormente no seu filho, você deve levá-lo para fazer uma avaliação. Tanto um psiquiatra, como um psicólogo conseguirão fazer o diagnóstico de forma correta. Além disso, essa avaliação é fundamental para que o seu filho receba o tratamento e consiga se desenvolver da melhor forma possível.
Como diferenciar a ansiedade normal de um quadro patológico