O consumo de bebidas alcóolicas é algo bastante comum na vida dos brasileiros, especialmente em momentos festivos. Pois, os momentos de descanso e de lazer, na maioria das vezes, estão associados ao álcool. Porém, o consumo excessivo dessa bebida pode se tornar um problema e o indivíduo pode se tornar um alcoólatra sem nem saber disso. Então, como identificar sinais de alcoolismo?
Muitas pessoas costumam beber de forma bastante frequente, mas não se dão conta de que o hábito de beber que elas possuem está fazendo com que elas caminhem para um quadro de alcoolismo. Beber de forma frequente ou mudar o comportamento quando bebe são sinais que podem indicar um quadro de alcoolismo, além disso, podem também trazer prejuízos em seu desempenho em casa ou no trabalho.
Como identificar sinais de alcoolismo?
Para que você consiga identificar se está caminhando para um quadro de alcoolismo ou não, é fundamental entender como identificar sinais de alcoolismo. Afinal, muitas vezes esses sinais passam despercebidos ou, às vezes, a pessoa não quer enxergar que está chegando a esse ponto. Então, veja abaixo quais são os sinais de alcoolismo e aprenda a identificar:
Necessidade constante de beber
As bebidas alcóolicas são substâncias que provocam alterações no organismo de quem as consome, pois elas atuam no sistema nervoso central dos indivíduos e promovem algumas sensações, como: euforia, prazer e entorpecimento. Devido a essas sensações, é comum que alguns indivíduos se tornem dependentes do álcool.
Assim, o indivíduo que é dependente do álcool tem a necessidade de beber em qualquer momento para que os efeitos da bebida se mantenham. Além disso, quanto maior for o consumo de álcool, maiores são as chances de que o indivíduo fique mais resistente aos seus efeitos, tendo que consumir uma dose cada vez maior para obter as sensações que deseja.
Em alguns casos, inclusive, algumas pessoas trocam a refeição pela bebida, o que é um problema que proporciona riscos à saúde. Se você possui o desejo de beber assim que acorda, por exemplo, é um sinal de que você precisa buscar ajuda.
Cansaço e dificuldade para raciocinar
Uma vez que o álcool atua no sistema nervoso das pessoas, ele afeta a capacidade de cognição delas. A bebida alcóolica é classificada como um depressor, por isso, ao consumí-la os indivíduos costumam apresentar sensação de relaxamento e sonolência. Mas o consumo em longo prazo pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade para raciocinar e apresenta grande cansaço físico.
Distúrbios do sono ou alimentares
O desejo de beber o tempo todo pode fazer com que a pessoa não tenha desejo algum de se alimentar, assim, ela pode desenvolver alguns distúrbios alimentares, como bulimia alcóolica ou anorexia. Além disso, o álcool também pode promover um retardo no sono, o que faz com que a pessoa tenha sonambulismo, insônia e, até mesmo, apneia do sono.
Alterações de humor
Geralmente, quando o indivíduo está sob efeito do álcool ele fica eufórico e alegre. Mas ele pode se tornar dependente dessas sensações e passar a consumir um volume cada vez maior de álcool. Em contrapartida, quando a quantidade da bebida no organismo diminui, é comum que sinais, como ansiedade, irritabilidade, agressividade e depressão surjam.