O corrimento vaginal nada mais é que uma secreção que é produzida pelo canal vaginal e expelida também por ele, esse corrimento acontece de forma natural em toda mulher. Mas, como identificar corrimento? Veja os tipos e possíveis causas, aqui no Brasil 123.
O corrimento vaginal é composto pela união das células mortas presentes na vagina, podendo possuir cor esbranquiçada ou transparente, com consistência pegajosa ou aguada, respectivamente. Além disso, a quantidade varia de acordo com o ciclo menstrual.
Assim, muitas mulheres, ao notarem a presença de corrimento vaginal, acreditam que estão com alguma doença. Mas nem sempre o corrimento sinalizará algo de errado, até porque, como já foi dito, o corrimento é algo normal.
Sendo assim, nesse artigo você irá aprender como identificar corrimento, para que você possa separar aquilo que é normal das características de anormalidade. Então, vamos lá!
Como identificar corrimento? Veja os tipos e possíveis causas
Como mencionado no início, toda mulher libera uma secreção vaginal denominada corrimento. Porém, quando esse corrimento está com odor, cor e volume que foge das características de normalidade é preciso ser observado.
Além disso, durante o ciclo menstrual a cor do corrimento vaginal pode ser alterada. Assim, ela muda de branco para transparente, podendo também ficar amarelada quando entra em contato com o meio externo. Mas, apesar de alterar a cor, o corrimento normal nunca terá um odor fétido.
As alterações de cor normalmente estão associadas às fases que a mulher enfrenta durante o seu ciclo, como, por exemplo, o período fértil.
O que causa corrimento vaginal?
Geralmente, as alterações do equilíbrio da flora vaginal causam alterações na cor e no cheiro do corrimento vaginal. A flora vaginal nada mais é que as bactérias que são próprias da vagina e que atuam na defesa de infecções.
As causas para que a flora vaginal fique desequilibrada são: falta de higiene, relações sexuais desprotegidas, infecções causadas por fungos, vírus e bactérias – candidíase, vaginose bacteriana, HPV, gonorreia. Além disso, alterações no pH vaginal e infecção vaginal em pós-cirúrgico, também podem ser responsáveis por esse desequilíbrio.
Tipos de corrimento vaginal
Os corrimentos vaginais variam de cor e odor. Por isso, agora você verá quais são as variações mais frequentes, bem como suas possíveis causas.
Corrimento vaginal marrom
Esse tipo de corrimento pode também ser um pouco mais escuro e pode ser a representação de ciclos menstruais irregulares. Além disso, pode também ser sinal de câncer cervical ou do endométrio, mas isso ocorre raramente.
Corrimento amarelado
Geralmente, mulheres infectadas com a gonorreia podem apresentar corrimento vaginal amarelo. Ele é semelhante a um pus e pode também vir acompanhado de sangramento entre os períodos. A mulher infectada pode também sentir dor ou apresentar sangramento ao urinar, mas isso dura pouquíssimo tempo, fazendo com que muitas nem percebam.
Corrimento amarelo-esverdeado
Esse tipo de corrimento pode também apresentar cor acinzentada. Então, caso ele possua aspecto bolhoso, fluido e apresente mau cheiro, possivelmente você está infectada com a tricomoníase. Outra maneira de identificar é analisando se há dor e desconforto durante a relação sexual, além de coceira na vagina.
Corrimento branco pastoso
O corrimento vaginal branco pastoso pode indicar infecção vaginal por candidíase. Essa infecção pode também provocar inchaço, sensibilidade, irritação e coceira na região da vulva e da vagina.