A falta de amor-próprio pode gerar uma busca exagerada pela perfeição. E a perfeição nunca acontece, porque ela é impossível. Padrões de beleza são impostos a todo momento, sugerindo pequenas ou grandes mudanças no corpo. Isso faz com que as pessoas sintam-se deslocadas por terem o corpo que têm, sem pensar que todas as outras estão buscando alcançar a mesma imposição, sem sucesso. Isso porque os padrões foram feitos para serem inalcançáveis. Por isso, veja as dicas abaixo, sobre como gostar de si mesmo e trabalhar o seu amor-próprio.
Dicas para dormir melhor: 8 dicas que te ajudarão a descansar mais
Encerre a busca pela perfeição
Como já foi dito, a perfeição não existe. E a busca constante por ela pode ocasionar distúrbios de imagem, ou seja, você pode começar a enxergar a si mesmo diferente do que realmente é. Talvez muito mais baixo, ou com muito mais peso. E isso reforçará a ideia de que você não é como as outras pessoas e de que precisa se esforçar para ser.
Pratique a autoaceitação
Você nasceu com o seu corpo e com as suas imperfeições, assim como todas as outras pessoas. Não existe ninguém igual no mundo. Por isso, veja aquilo que você considera defeito como uma singularidade. Com certeza, você tem a sua beleza e os pontos que as pessoas admiram em você. Admire-se também, pratique a autoaceitação.
Aceite as diferenças
Aceite que você é diferente e aceite também as diferenças nas pessoas. Muitas vezes, as pessoas que se sentem mais pressionadas sobre sua imagem, são aquelas que mais julgam a aparência alheia. Assim como você, todo mundo terá algum ponto a melhorar, se você olhar de perto, segundo os padrões de beleza. Por isso, para aprender a gostar mais de si mesmo, comece a observar a beleza nos outros.
Alimentação saudável: o que é e como alcançá-la no dia a dia
Mantenha relações saudáveis
É impossível gostar de si mesmo estando perto de pessoas que te desvalorizam e te criticam o tempo todo. Por isso, não fique perto de pessoas negativas. Apenas mantenha a companhia de quem te ama verdadeiramente e reconhece a sua beleza interior e exterior.
Não siga pessoas que mostram a perfeição nas redes sociais
Seguir, nas redes sociais, as pessoas que mostram como a vida delas é perfeita, não te ajudará a gostar mais de si mesmo. Isso porque você acreditará na história que elas contam através das fotos e legendas. Contudo, ninguém vive uma vida tão perfeita como aquela que faz parecer. Dessa forma, pare de seguir essas pessoas e comece a focar naquilo que você vive no seu dia a dia. As coisas simples podem trazer muita felicidade.
Enxergue os seus valores e pontos fortes
O autoconhecimento te fará enxergar que você é uma pessoa cheia de valores e com muitos pontos fortes. Por isso, trabalhe para enxergar isso em si mesmo, assim como as pessoas que te amam enxergam. Reconhecer as suas qualidades é uma forma infalível de aprender a gostar de si mesmo.
Procrastinação: o que é e como trabalhar para diminuí-la