A renda passiva é o dinheiro gerado por investimentos, propriedades ou negócios paralelos. O objetivo é alcançar um fluxo de caixa estável sem ter que trabalhar em tempo integral diariamente.
Desse modo, ao contrário da renda ativa, a renda passiva é um tipo de fluxo de caixa que exige pouco esforço do dia a dia para manter, como dinheiro do trabalho ou como contratado. Você pode criar renda passiva investindo em determinados produtos financeiros ou iniciando um negócio que pode começar a gerar renda sem trabalho regular após o investimento inicial.
Veja algumas chaves fundamentais para você poder atingir seu objetivo de obter renda passiva.
Economize sempre
Há muitas razões para começar ou continuar a poupar. Diferentes pessoas economizam por diferentes razões, mas, em geral, as economias que você tem irão beneficiá-lo no futuro, quer você esteja fugindo de problemas ou buscando o que deseja.
A maioria das pessoas pensa que tem dinheiro suficiente economizado através de uma poupança, mas esse não é o caso. O desenvolvimento da renda passiva requer um sacrifício do hoje pela liberdade que ganhará amanhã.
Foque em ativos geradores de renda
As ações de crescimento podem ser atraentes, mas não fornecem renda. Para construir um fluxo de renda passiva grande o suficiente para sobreviver, você deve investir em ações que pagam dividendos, certificados de depósito, títulos, tesouros do governo, títulos corporativos e imóveis.
Comece o mais rápido possível
Investir em uma idade jovem é uma das melhores maneiras de obter grandes retornos. Isso se deve aos juros compostos, o que significa que seu retorno sobre o investimento começa a se pagar. Os juros compostos permitem que o saldo da sua conta cresça ao longo do tempo.
Construir um fluxo de renda passiva leva muito tempo, em grande parte devido à queda das taxas de juros, onde até pouco tempo a taxa básica de juros, a Selic, estava em 2%. A verdade é que o mercado tem seus altos e baixos, mas investir jovem significa que você tem décadas para superá-los e aumentar seu dinheiro.
Sendo assim, comece agora, mesmo que tenha que começar pequeno.
Busque por boas ideias
Não caia em ideias de renda passiva que prometem um retorno rápido ou exigem grandes quantias de dinheiro antecipadamente, como máquinas de venda automática ou abrir uma empresa.
Coisas assim exigem muito tempo e dinheiro para serem consideradas passivas e podem, em última análise, sabotar seus objetivos financeiros. Procure ideias que sejam estáveis, lucrativas e confiáveis. Faça sua pesquisa. E nunca entre em dívidas.
Tenha um planejamento
Quando se trata de finanças pessoais, muitas pessoas passam a vida apenas improvisando. Desse modo, você precisa ter metas para sua geração de renda passiva. Caso contrário, é fácil perder o foco e desistir.
Um bom primeiro objetivo é ganhar renda passiva suficiente a cada mês para pagar a comida. Um segundo objetivo pode ser ganhar renda passiva suficiente para pagar o transporte, depois o aluguel, etc. Calcule a sobrecarga básica necessária para sobreviver. Após pagar essas taxas, você está livre para assumir mais riscos.