Diante da confirmação do prazo para a declaração do Imposto de Renda (IRPF), muita gente busca pelo extrato INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A saber, este é o informe de rendimentos fornecido anualmente pelo Instituto para ajudar na declaração do IRPF com os valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano.
Sendo assim, é importante destacar que o documento já está disponível.
Como gerar o extrato INSS?
Vamos lá! O informe já está disponível e pode ser acessado pelo ‘Meu INSS’, via site ou aplicativo.
Sendo assim, o cidadão não precisa comparecer à uma agência para conseguir seu extrato INSS, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.
Vamos agora ao simples passo a passo:
- Em primeiro lugar, o beneficiário deve acessar o site ou aplicativo do ‘Meu INSS’ e fazer o login com os dados do Gov.br;
- Depois, na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento.
Por fim, outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.
Programa para o Imposto de Renda já está disponível
Agora que você já sabe como gerar o extrato INSS, é interessante também ficar por dentro da novidade que a Receita Federal adiantou a liberação do programa para a declaração do imposto de renda.
Então, para baixar o programa gerador do IRPF 2023, clique aqui.
Cabe mencionar que o objetivo é ajudar o contribuinte que, ao ter acesso às informações necessárias para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos.
Por fim, é preciso reforçar que o prazo para declaração neste ano vai do dia 15 de março até 31 de maio.
Confira ainda: Calendário do Bolsa Família do mês de março: Consulte a PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA
INSS suspende consignado
Os bancos e financeiras do país não podem seguir com a operação de crédito consignado voltado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A saber, essa é uma determinação expressa na Medida Provisória 1.164, do Novo Bolsa Família, publicada no dia 2 de março.
Assim, no início desta semana, o INSS formalizou o encerramento da operação do crédito, mediante publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social e da Receita Federal
Veja também: Lula assina medida que garante distribuição de absorventes para famílias de baixa renda