O passeio com os cães não é apenas uma diversão para eles, é fundamental para sua saúde física e psicológica. Isso porque os passeios evitam que eles fiquem obesos e tenham maiores problemas de saúde. E também porque passear alivia o estresse e a ansiedade que, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, também acometem os cães. Dessa forma, a guia longa para cães pode ser um ótimo aliado na hora do passeio com o seu animal de estimação. Saiba, portanto, as vantagens de adquiri-la para o seu cão e quando não é uma boa ideia utilizá-la.
Será que usar roupa faz bem para o seu pet?
Quantos metros têm a guia longa?
Primeiramente, saiba que as guias longas para cães são aquelas que possuem mais de dois metros. Entretanto, existem aquelas com altas metragens para passeios, como 5, 8, 10 ou 20 metros. Utilizar uma guia com essa extensão, portanto, permite que o cachorro fique mais longe do dono e tenha mias liberdade para se locomover durante os passeios, o que é um ponto positivo para elas.
Continue acompanhando o artigo para saber as vantagens e desvantagens de adquirir uma guia longa para cães para passear com o seu pet!
Guia longa melhora o aproveitamento do passeio do seu cão
Como a guia longa permite a melhor movimentação do cão, ele sente mais liberdade de movimentos. Ou seja, o bichinho consegue aproveitar melhor o passeio e ir de um lado para o outro sem ficar preso totalmente ao tutor. E o tutor não perde a segurança sobre o pet, porque tem o controle dele através da coleira. Dessa forma, o pet consegue se mover de um lado para o outro, correr alguns metros e está sempre seguro e vigiado.
Tártaro em cachorros: saiba como prevenir e tratar
Guia longa ajuda o seu cão a não puxar durante o passeio
Ao sair para passear, os cães ficam ansiosos e querem andar para todos os lados. Eles gostam de cheirar todo o ambiente à sua volta e é assim que curtem o passeio. Por isso, tendem a puxar bastante a coleira, na tentativa de explorar bem o lugar. E ao utilizar uma guia longa para cães, este problema é reduzido, já que ela proporciona mais autonomia para o bichinho.
Quando a guia longa é contraindicada
A guia longa para cães pode ter muitos benefícios no passeio com o seu pet. Entretanto, há muitas situações nas quais ela é contraindicada. Por exemplo, nos passeios em lugares muito movimentados, ou nos quais o trânsito é intenso. Isso porque, justamente por oferecer maior liberdade de movimento aos cães, ela permite que eles entrem na frente de carros e atrapalhem a circulação das pessoas pelos locais. Por isso, o seu uso é recomendado apenas em locais amplos e abertos, onde você leva o pet para se divertir, mas não pode soltá-lo da coleira. Ela é uma forma dele brincar, correr e explorar todo o espaço sem que o seu tutor deixe de ter controle sobre ele.
Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet