Você já ouviu falar em previsão de faturamento? A ideia desse tipo de estimativa é poder avaliar e analisar quanto você pode faturar ao longo dos meses. Ter essa visão é importante em diversos aspectos, como principalmente para quem deseja seguir planos de investimentos, entre uma série de outros motivos.
O que é o modelo de previsão de faturamento?
Normalmente o nome já diz respeito do que se trata, é um documento elaborado pela empresa que mostra como a empresa está indo em termos de faturamento e também que medidas podem ser tomadas. Independente de qual seja a área de mercado e atuação da empresa. Esse modelo de previsão de faturamento auxilia a ter um norte, de como faturar e como os negócios vão.
Está ligado ao faturamento, mesmo que em base de suposição, e serve como uma forma de se organizar, para projetar melhor para os próximos meses. É uma das maneiras de elaborar uma gestão financeira mais eficiente e conseguir reprogramar o que pode estar por vir. A partir disso, fica claro os custos e lucros da empresa, que em alguns casos também é solicitado como documento para pedidos de empréstimos ou financiamentos.
Como calcular?
Para fazer a previsão de faturamento é preciso entender o que se deve avaliar para essa projeção. Primeiramente, lembre-se que se trata da situação econômica e o faturamento da sua empresa. Verifique os números e a previsão deve ser embasada nisso.
É válido ressaltar que esse é um tipo de relatório que precisa ser feito sazonalmente, e repetido várias vezes ao ano, já que a previsão de faturamento pode mudar e ser mais importante e elevada em certas épocas do ano, dependendo do segmento. Alguns deles por exemplo, vendem mais no final do ano, e por isso, a receita pode cair nos outros períodos do ano.
Leia mais: Caixa lança novo cartão com 95% do limite em dinheiro para negativados
Coloque na previsão de faturamento também, quais os custos dos produtos vendidos, ou serviços prestados. Assim fica claro a forma como os custos fixos podem ser reduzidos ou como arcar com eles, da melhor maneira. Lembre-se de olhar esses relatórios como um histórico, com intuito de sempre melhorar o faturamento, e elevar a empresa. Se o intuito não é crescer, essa previsão se torna ineficiente.
Eu tenho é estou satisfeito…