A previdência privada é feita com a intenção de a longo prazo construir uma reserva para poder viver tranquilamente depois de aposentado. Por isso, é considerado um investimento de longo prazo, que também pode servir para outros objetivos grandes, como pagamento de estudos, independência financeira, aposentadoria e muito mais. Portanto, quem está em busca de construir um futuro mais seguro pode estar em busca desse tipo de investimento.
Para saber como fazer uma previdência privada, é preciso entender que se esse é o tipo de investimento ideal para você. Caso o investidor esteja interessado em realizar objetivos, sejam eles quais forem, este pode ser um dos investimentos mais indicados. Para saber como construir a sua, continue lendo.
Como funciona o plano de previdência privada?
Na grande maioria das vezes, os planos de previdência privada envolvem fundos que funcionam como investimentos comuns, com grandes vantagens, como por exemplo:
- Alíquota de Imposto de Renda de só 10%;
- Dedução tributária do Imposto de Renda (Isso significa que você não paga IR para até 12% do seu aporte de renda anual);
- Portabilidade;
- Ausência de come-cotas;
- Sucessão patrimonial (não passa como herança);
- Diversificação.
Vale a pena investir em previdência privada?
Se com todas essas vantagens descritas acima, isso ainda não te convenceu, leve em consideração a situação atual do INSS. A previdência social já não será capaz de custear as aposentadorias da população no futuro, e com isso, quanto antes uma atitude for tomada para dar início a investimentos diferentes, melhor. A diferença principal entre a previdência privada e o INSS é que no primeiro caso você saca o valor investido quando desejar, quando sua meta for batida, e tudo será seu, com juros e correção. Já no INSS existe um teto de pagamento, e a nesse caso você acaba perdendo.
Como fazer?
A previdência privada é como se fosse um tipo de investimento de longo prazo, isso significa que se o seu objetivo é de investir para se aposentar, ele será uma ótima opção, mas assim como tudo na vida, também existem alguns riscos, que nesse caso estão voltados para o caso de você precisar do dinheiro antes da data de vencimento. Para não perder dinheiro, tenha outros investimentos de médio e curto prazo que garantam qualquer tipo de emergência.