Fazer uma carteira de investimentos equilibrada é a melhor opção para o investidor, uma vez que ele conseguirá manter o equilíbrio entre as rentabilidades dos ativos. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar como fazer uma carteira de investimentos equilibrada.
O que é uma carteira de investimentos equilibrada?
Uma carteira de investimentos equilibrada ocorre quando o investidor aplica seu capital em diferentes ativos de diferentes classes. Equilibrar a carteira significa reduzir os riscos existentes entre os diversos investimentos, além de proteger o dinheiro das oscilações da rentabilidade. Estas oscilações podem ser causadas principalmente pelo momento econômico, taxas de juros e inclusive, da saúde financeira da empresa em que o investidor possui ações.
Como equilibrar a carteira de investimentos?
É preciso considerar alguns fatores como:
- O perfil do investidor, que pode ser: conservador (prefere não correr muitos riscos, porém, dessa forma, os seus ganhos também são reduzidos), moderado (aceita correr risco no curto prazo, mas não tolera no longo prazo) e, arrojado (tolera o risco desde que a rentabilidade seja maior, e conhece o funcionamento do mercado financeiro)
- Objetivo do investimento, que pode ser: a curto prazo (entre 2 semanas e 2 anos), médio prazo (entre 2 e 5 anos) e, longo prazo (mais de 5 anos)
A partir destes fatores, é possível apontar ativos que podem atender ao perfil do investidor e a finalidade do investimento.
Quanto ao perfil do investidor é possível considerar os seguintes ativos:
- Conservador: ativos de renda fixa, em 100% da carteira de investimentos.
- Moderado: utilizar a fórmula 60/40 sendo distribuído 60% da carteira em investimentos de renda fixa e 40% dos investimentos em renda variável.
- Arrojado: utilizar a fórmula 40/60 sendo distribuído 40% dos investimentos em renda fixa e 60% dos investimentos em renda variável.
Quanto ao objetivo do investimento é possível considerar os seguintes ativos:
- Curto Prazo: as opções são: Tesouro Direto, LCI, LCA e CDB.
- Médio Prazo: é específica para o perfil conservador, podendo conter a maior parte na renda fixa e a menor parte em renda variável.
- Longo Prazo: específica para o perfil arrojado, com distribuição percentual de ativos considerando o perfil do investidor.
Quais são os investimentos de renda fixa?
Existe uma infinidade de ativos de renda fixa, sendo que os principais são: Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, CDB e fundos imobiliários.
Quais são os investimentos de renda variável?
Existe uma infinidade de investimentos de renda variável sendo que os principais são: ações da Bolsa de Valores e fundos de investimento imobiliário.
Dicas de como fazer uma carteira de investimentos equilibrada
- Conheça o seu perfil de investidor;
- Tenha objetivos claros para investir;
- Comece seus investimentos em ativos de menor risco;
- Estude sempre sobre os ativos, principalmente aqueles que compõem a sua carteira de investimentos;
- Se você investe em ações, é necessário que você acompanhe os balanços financeiros das empresas que você possui ações. Não se esqueça: você é responsável como acionista pelos dividendos e pelos prejuízos.
Ademais, agora que você já sabe como fazer uma carteira de investimentos equilibrada, reveja a sua carteira e diversifique.
Sendo assim, garanta que o seu dinheiro não sofra com perdas nas aplicações.