Aqui você terá todo o passo a passo para fazer um Pix pelo Caixa Tem.
Em primeiro lugar, é importante posicionar que o Pix foi lançado em novembro do ano passado. Trata-se de um novo meio de pagamento instantâneo e gratuito do Banco Central do Brasil.
A ferramenta promete acabar com Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), está disponível em todo o território nacional e já foi adotada pelos principais bancos do país.
Vamos agora para as orientações de como utilizar esse recurso no aplicativo Caixa Tem.
Pix pelo Caixa Tem
A opção de utilizar o Pix da Caixa aparece na página inicial do aplicativo. Portanto, faça o login na plataforma, e toque no ícone do Pix, que abrirá um menu lateral para navegação.
As opções incluem formas de adicionar e configurar Chaves Pix, além de realizar transferências e pagamentos.
Como primeiro passo, será preciso configurar uma chave Pix, que é a sua identificação. Feito isso, já é possível realizar transferências gratuitas e instantâneas no aplicativo.
Transferência com Chaves Pix
Clique na aba “Pix”, depois em “Pagar/Transferir”. Toque na opção para acessar as formas de envio de dinheiro, que incluem o uso de uma conta tradicional, as Chaves Pix e QR Code para pagamentos.
Para realizar as transferências com Chaves Pix, toque na opção “Chave”, que abrirá um menu para inserir as informações. Pressione então “Selecione o Tipo de Chave” para definir uma das formas de localizar a conta do recebedor. As opções incluem CPF, CNPJ, celular, e-mail e aleatória, para a chave única criada para cada conta que utiliza a função.
Depois de selecionar uma das chaves ou um contato de sua agenda, insira as informações necessárias em “Digite a Chave” e indique o valor que será enviado em “Digite o valor da transação”.
Toque em “Continuar” e uma página será exibida para verificar os dados antes do envio.
Caso todas as informações estejam corretas, pressione “Continuar”. Por fim, digite a sua assinatura eletrônica, e toque mais uma vez em “Continuar” para finalizar a transferência.
Posso enviar o comprovante do Pix?
Quando a transferência for processada, uma nova tela com o comprovante do Pix será exibida, incluindo os dados do envio e a opção de salvar o documento.
Para enviar o comprovante para outra pessoa, clique no botão “Salvar”, que exibirá a opção de salvar o documento digitalmente no celular ou enviá-lo para outros aplicativos, como por exemplo, o WhatsApp. Basta selecionar o aplicativo desejado e buscar o contato para enviar um PDF contendo todos os detalhes do Pix realizado.
Se você executou a transferência e esqueceu de salvar ou enviar o comprovante, volte para a tela inicial, toque na opção “Pix’ e acesse a aba “Comprovantes”.
A janela permite consultar todas as transações enviadas ao selecionar um período e pressionar “Continuar” para abrir uma transferência passada e acessar as opções de comprovantes passados.
Leia também: Projeto defende criação de seguro de vida para profissionais da segurança pública; saiba mais