Um dos requisitos básicos para se candidatar às vagas de emprego é ter um currículo. Por isso, saber fazê-lo de forma eficiente é fundamental para a seleção e aumenta as chances de você entrar no mercado de trabalho. Então, pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar nesse momento!
Não existe um modelo único de currículo
A primeira coisa a saber é que não existe um modelo único de currículo. Na verdade, você pode organizar as informações de quatro maneiras diferentes.
A primeira é quando as experiências profissionais e os cursos aparecem em ordem cronológica. Já a segunda forma, por sua vez, consiste em listar os sucessos profissionais na forma de conquistas para as empresas que você já trabalhou. Sendo assim, dizemos que ele é um currículo classificado por competências.
Também existe o currículo funcional. Neste caso, as competências e os cargos que você já exerceu são colocados em bloco separados. Assim, o recrutador vai conseguir olhar com mais facilidade as experiências, habilidades e formação que você possui.
Por fim, existe ainda o currículo criativo. No entanto, o ideal é que ele seja feito por pessoas que têm uma habilidade com desenhos ou desejam trabalhar na área. Dessa forma, é uma boa opção para designers, desenhistas e arquitetos.
Saiba quais informações devem estar no currículo
Para elaborar um currículo eficiente, é bom que você saiba exatamente o que colocar e também quais erros você deve evitar, afinal, muitas vezes o currículo é a sua porta de entrada na empresa.
Portanto, coloque dados pessoais, formação, idiomas, experiência profissional, objetivo profissional e suas habilidades relacionadas à vaga. Aliás, vale lembrar que habilidade é diferente de aptidão, pois, enquanto a aptidão é o potencial para desenvolver alguma atividade, a habilidade é o que você sabe fazer de fato.
Não coloque informações falsas
Apesar de parecer algo interessante para quem tem pouca experiência, você não deve mentir em seu currículo, tampouco inserir atividades que não realizou. O mesmo vale para idiomas! Coloque somente aqueles que você sabe escrever e falar, afinal, pode ser que você passe por testes na entrevista de emprego.
Corte dados desnecessários
Experiências profissionais que não tenham a ver com o cargo pretendido e sua escola da educação infantil, por exemplo, são coisas que você não deve colocar no currículo. Coloque dados relevantes para a vaga que você quer ou que demonstrem seu conhecimento.
Revise seu currículo para evitar erros
Para um currículo ser eficiente ele deve ter poucos erros. Portanto, peça para outra pessoa corrigir erros de português, afinal, nem sempre é possível confiar 100% no corretor ortográfico. Caso inclua foto, opte por uma profissional. Além disso, você também não deve colocar um endereço de e-mail que não tem nada a ver com o seu nome.
Embora pareçam erros bobos, isso já reduz as chances de sua aprovação, pois as empresas podem achar que você não é uma pessoa responsável.
Com todas essas dicas em prática, sem dúvidas você terá um bom currículo. Então, produza logo o seu e fique de olho nas vagas de emprego que publicamos em nosso site.